segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Envelhecimento, dicas pró-ativas!

Quando falamos em envelhecer, logo pensamos em termos de uma idade avançada, mas é preciso tirar este estigma da palavra e entender que o envelhecimento é uma progressão natural do ser humano.
O que não significa que devemos ficar impassíveis em relação á nossa saúde, ao nosso bem estar e aos cuidados que isto requer!
Devemos, e podemos, usar de todos os recursos que a ciência e a medicina colocam ao nosso alcance para envelhecer com qualidade e, principalmente, com segurança.
Esta questão tem avançado de forma tão significativa que a espectativa de vida da população aumentou muito nos últimos anos. Uma pessoa de 55 anos, que era considerado um idoso, agora é alguém que ainda tem muita coisa para fazer, e aproveitar!
Quando falamos em envelhecimento sabemos que a pele, por ser um orgão externo, é um dos principais sinais do envelhecimento de uma pessoa, pois surgem diversas modificações fisiológicas, algumas delas fruto da herança genética de cada um, outras que estão relacionadas ao meio ambiente, e também aos hábitos e ás doenças pregressas, que vão acrescentar ou reduzir alguns anos em nossa idade aparente.
Sabendo isto, percebemos que não basta a pessoa começar a pensar no envelhecimento quando os sinais aparecerem não é? A prevenção do envelhecimento deve entrar na pauta de cada um de nós desde sempre.
Os principais fatores que estão relacionados ao envelhecimento da pele são:
- O fototipo da pessoa, peles mais escuras estão naturalmente mais protegidas.
- A herança genética de cada um, como no caso de acne, estrias, gordura localizada e outros aspectos.
- Rotinas e hábitos pessoais, como o consumo de bebidas alcoólicas, fumo, alimentação, hábitos de saúde. Até mesmo a profissão da pessoa, e as radiações a que está exposta no trabalho. Incluindo o uso de medicamentos e suas reações adversas.
- A exposição á poluição e ás intempéries; sol, frio, calor, vento, umidade, são fatores ao comportamento de nossa pele
- E até mesmo os aspectos psicológicos da pessoa, que pode ter relação direta não só ao seu envelhecimento, como também á maneira como ela age em relação á isto. Pessoas com baixa auto-estima tendem a se cuidar menos, por exemplo.
Percebeu como são muitos os fatores que estão relacionados? Percebeu que em relação a alguns deles você pode tomar medidas desde já?
As rotinas e hábitos podem ser modificados, atitudes podem ser tomadas. Existem alguns cuidados simples que você pode adotar desde já:
- O uso de protetores solares, por exemplo, já é uma grande medida,
- Mas lembre também de proteção física, bonés, óculos, camisas de manga longa, barracas de praia.
- Banhos menos demorados e com água mais fria também são cuidados simples.
- A escolha de um bom sabonete, de um bom xampu também.
- Hidratantes, massagens, exercícios, mudanças de alguns hábitos (parar de fumar por exemplo) , também são excelentes meios de se retardar o envelhecimento da pele.
- Uma boa sugestão é que você tivesse um dermatologista de sua confiança que lhe acompanhasse ao longo dos anos, observando, orientando, procurando caminhos que possam lhe ajudar.
Precisamos tomar atitudes pró-ativas em relação á nossa saúde, e não somente reagir quando identificamos algum sintoma não é mesmo? Mas não demore muito, pense nisto desde já!

baseado em texto originalmente publicado neste blog em 16 de maio de 2006