sábado, 1 de setembro de 2007

Colágeno e rejuvenescimento

Estimulo do colágeno, o segredo para o rejuvenescimento.

O processo do envelhecimento já é conhecido, e uma das questões chaves para reverter ou atenuar este processo é promover o estímulo do colágeno. Para tanto, muito tem se investido em pesquisas, não só na área da cosmiatria e cosmetologia, mas também em novas tecnologias e lasers, com a gande vantagem que são procedimentos não invasivos.
Uma destas novas tecnologias não-ablativas é a utilização de radio-frequência, radiação eletromagnética, que provoca o aquecimento volumétrico e a oscilação das moléculas de água. Esta oscilação transforma a energia eletromagnética em energia térmica. Assim, o laser aquece todos os tecidos que contêm moléculas de água, independentemente de sua condutividade.
Com o desenvolvimento da tecnologia, a energia se soma em profundidade determinada, que pode variar de 2 a 20mm, evitando o aquecimento excessivo da pele e tornando o tratamento mais eficaz. O objetivo do procedimento é alcançar a temperatura de 40 graus na superfície da pele enquanto a temperatura na profundidade desejada, alcança de 50 a 60 graus. Mas não se preocupe, as ponteiras são resfriadas, sem nenhuma dor.
O aquecimento promove regeneração do colágeno, quebra de tecido adiposo e fibroso, aumento da circulação e drenagem de fluídos.
As principais indicações para esta tecnologia, também conhecida como Laser ACCENT, é para o rejuvenescimento e firmeza da pele, mas também tem indicações para a atenuação de rugas e cicatrizes, inclusive cicatrizes de acne e para o tratamento de lipomas e pós-lipo, além da redução de celulite e gordura localizada.
Mas é importante procurar um médico especialista, que é quem pode usar este equipamento, para que ele possa lhe fazer a melhor indicação de tratamento, e se ele indicar o uso desta tecnologia, é ele quem vai determinar o número de sessões e protocolos combinados.
Se tiver dúvidas ou sugestões para outros artigos, escreva para fernandobezerra.dermato@uol.com.br