quinta-feira, 12 de junho de 2008

15o. Congresso de Medicina Estética

Participei na última semana do XV Congresso Brasileiro de Medicina Estética em Salvador, onde foram discutidos diversos temas sobre envelhecimento cutâneo, desde o porque nós envelhecemos, como o o dano ao DNA de nossas células, as alterações hormonais, as alterações decorrentes da radiação UVA.
Também discutimos formas de prevenção deste envelhecimento, atendo-se as questões básicas como a hidratação, a fotoproteção tópica e oral, o uso de anti oxidantes e o uso de terapias avançadas combinadas no rejuvenescimento global com a aplicação da toxina botulínica, os estimuladores de colágeno como o "SCULPTRA" e também o RADIESSE, a hidroxipatia de cálcio, que vem sendo utilizado nos EUA há algum tempo, como excelente alternativa em rugas profundas e correções de linhas faciais.
No que diz respeito ás questões relacionadas ao corpo , observamos os bons resultados que temos tido com a radiofrequência: o ACCENT como tratamento consagrado na celulite de todas as formas e flacidez cutânea.
Como novidades o uso de parelhos de ultrassom focado e não focado ,com trabalhos científicos no tratamento da gordura localizada como técnica não invasiva, sendo indicado para pequenas quantidades de gordura localizada.
O grande apogeu na questào corporal foi uma máquina que combina ondas eletromagnéticas e mecânicas, tendo aprovação pelos orgãos americanos para tratamento da celulite e da flacidez de pele, um aparelho nào invasivo, indolor, que traz resultados promissores no combate a essas patologias que tanto incomodam as pessoas, principalmente as mulheres. O nome comercial deste aparelho é VELA SHAPE.
Ele vem com duas ponteiras, uma para grandes áreas e outra para pequenas áreas como flancos, gordurinha no braço, flacidez dos braços e até pescoço. Os estudo mostram que os resultados aparecem em 10 sessões, num intervalo de 6 semanas de tratamento, dispensa até a drenagem linfática, porque o prório aparelho já trabalha um pouco da massagem.
Mas a conclusào é que todos os métodos seja, eles simples ou mais tecnologia, vão surtir resultados quando associamos uma nutriçào funcional , com dieta específica para aquela patologia, além da boa prática de exercícios físicos, isso para nós não é nehuma novidade.
Muito se preocupou nesse congresso com a aparência do homem, e cada vez mais esse público tem nos procurado e tivemos um simpósio dos estados inestéticos do homem como assuntos relacionado a vaidade masculina , discutindo inclusive a vigorexia, que é o extremo da preocupaçào como o corpo.
Nesse simpósio foram discutidas a abordagem da calvície, o uso do botox em homens, a depilação com laser nas areas de barba e tronco, dorso, a hiperhidrose axilar, o sobrepeso, agordura localizada em homens, as bolsas de gordura embaixo dos olhos, enfim tudo relacionado ao universo masculino e no sentido de promover a melhora da auto estima.
Para mim foi enriquecedor, pois atendo muitos pacientes homens e também serviu como uma orientação pessoal , pricipalmente no que concerne aos cuidados cosmiátricos com a pele.
O Congresso foi muito enriquecedor, e pretendo trazer muitas destas novidades para meus protocolos.

Se tiver alguma dúvida ou sugestõa de assunto me escreva: fernandobezerra.dermato@uol.com.br