domingo, 8 de junho de 2008

MULHERES, fundamentais para a saúde masculina!

O Jornal da Tarde deste domingo publicou, ocupando uma página inteira, diversos artigos que falam da resistência que os homens tem em procurar o médico, falando do famoso "medo" que os homens tem de ir ao médico.
A matéria fala principalmente das doenças específicas dos homens, comparando que no ano passado 2,7 milhoes de homens foram ao urologista enquanto 16,7 milhões de mulheres foram ao ginecologista. Mas acho que podemos ampliar esta amostra e também identificar que muitas vezes os homens só procuram o Dermatologista para falar de uma mancha que cresce, ou de uma micose resistente, quando sõa instados a isto ou quando o quador já se agravou.
Já no caso da beleza ...
No entanto, de maneira empírica eu poderia dizer que no caso dos cuidados com a estética, com o rejuvenescimento, os homens procuram a clínica por conta própria, muitas vezes pedindo que os protocolos não deixem sinais ou que sejam aparentes.
A discrição é um ponto fundamental no caso dos meus pacientes homens, e eu respeito muito isto, porque sei que para a sociedade como um todo o cuidado com a beleza masculina ainda causa estranheza.
Depilação - inclusive de áreas íntimas - sejam por questão de higiene ou estética, aplicações de toxina botulínica e até mesmo preenchimentos, tem ajudado muito na auto estima masculina, principalmente porque as pessoas nem notam na maioria das vezes.
Se tiver dúvidas ou sugestões, me escreva: fernandobezerra.dermato@uol.com.br