terça-feira, 3 de junho de 2008

GRAVIDEZ, plano B de Beleza

O site MEU NENÊ publicou esta semana um artigo, escrito pela jornalista Kátia Neves que fala sobre os cuidados e os tratamentos que podem ser feitos pelas mulheres durante a gestação e acabou me consultando acerca de alguns destas assuntos, uma vez que eu trato muitas mulheres grávidas.
Acesse o link: http://meunene.uol.com.br/Edicoes/121/artigo12.asp para ler a matéria na integra.
Ou leia abaixo:

Plano B da belezaGravidez não combina com visual desleixado.
Como não dá para fazer tratamentos agressivos durante os nove meses, especialistas dão as dicas para você fi car linda até a chegada do bebê
KÁTIA NEVES
Toda mulher gosta de se sentir bonita e a grávida com certeza não é uma exceção. Porém, alguns princípios ativos e tratamentos estéticos devem ser evitados durante a gestação, pois apresentam riscos ao feto. Com alguns cuidados e conhecimento do que é possível fazer, além de saudável, você pode se manter deslumbrante durante todo o tempo. Confifi ra a seguir tudo aquilo que você deve riscar da sua agenda de beleza e o que pode colocar no lugar:


TOXINA BOTULÍNICA É contra-indicada porque não existem pesquisas que comprovem a segurança para o feto durante esse procedimento.PLANO B: "Por medida preventiva mesmo, indico às minhas pacientes que utilizem máscaras tensoras e antioxidantes, que têm em sua formulação substâncias especiais que promovem também a contração da cútis por algumas horas", explica a dermatologista Glícia Rodante (SP). O mercado oferece cremes com ativos tensores, como o argireline ou o raff ermine, que podem ser usados pela gestante.

PEELING DE ÁCIDO RETINÓICO
Alguns estudos comprovam que a absorção do ácido retinóico pode causar má formação do bebê. PLANO B: "Para o caso de tratar pele muito oleosa, indico o uso de sabonetes específi cos e, a partir do segundo trimestre, sugiro aplicar ácido azeláico, que regula a formação de gordura pela pele, e vitamina C, cuja ação é clareadora e antioxidante. Mas há outros peelings que podem ser feitos sem oferecer qualquer risco ao feto, como o de ácido salicílico ou glicólico e o de cristal", diz a dermatologista Ana Lucia Récio (SP).
PREENCHER AS RUGAS
O uso de substâncias preenchedoras, como ácido hialurônico, para aumento de lábios ou diminuição de rugas profundas deve ser abolido durante a gestação porque, além do procedimento ser injetável, o que causaria um estresse para o feto, o rosto da mulher muda muito durante esse período e garantir ou prever resultados de um preenchimento é bastante arriscado. PLANO B: "Como alternativa, recomendo tratamentos não-invasivos: hidratação facial, tonificação e mesmo massagens modeladoras faciais, por exemplo, podem ajudar a atenuar traços", explica o dermatologista Fernando Bezerra (SP).

MASSAGEM MODELADORAÉ contra-indicada por se tratar de uma massagem com movimentos intensos e mais fortes, tornando-a agressiva em um quadro de gravidez em que as pernas estão muito inchadas. PLANO B: A drenagem linfática estimula a circulação e vai, inclusive, ajudar no relaxamento das pernas, sem causar dano algum ao feto.
DEPILAÇÃO A LASER
Cada caso deve ser analisado isoladamente. Se a mulher já está acostumada com a dor e com esse tipo de depilação, o médico pode liberar, mesmo durante a gestação. "Aqui o risco não é o método em si, mas sim a dor ou desconforto que ele causa, que pode levar a cólicas e conseqüentes contrações", informa Glícia. De acordo com a dermatologista Carolina Ferolla (SP), o laser tem o mesmo efeito do raio-X sobre o feto, por isso não deve ser aplicado na região próxima à barriga. "Depilação a laser na virilha, nem pensar. Se o obstetra autorizar, faça nas pernas, face e axila", diz Carolina. PLANO B: "Recomendo que a mulher grávida utilize a lâmina ao se depilar, evitando também cremes depilatórios. É bom não fazer uso de nenhum tipo de cosmético para a depilação porque, dependendo de seus ativos, ele pode ter uma absorção de contato que chega à corrente sanguínea e, conseqüentemente, ao bebê", explica a esteticista Fabiana Padover, do Solievo Espaço de Beleza (RJ).
COLORAÇÃO E TRATAMENTOS
Nem pensar! O couro cabeludo tem um grande poder de absorção e você deve passar longe de alisamentos, permanentes e escovas progressivas que utilizam amônia e formol em sua composição. PLANO B: "A grávida pode aplicar xampus tonalizantes, livres de amônia ou a tradicional henna, mas fi que atenta e sempre realize um teste de alergia antes", diz Fernando. Além do mais, há bons produtos nas prateleiras que domam e tratam a cabeleira, sem perigo. Leave-in neles!

CARBOXITERAPIA, ACCENT, MANTHUS, VELASMOOTHE OUTROS APARELHOS COM RADIOFREQÜÊNCIA, ULTRA-SOM E INFRAVERMELHO
Na carboxiterapia, há trocas metabólicas que resultariam em má formação fetal. A radiofreqüência é 40 vezes mais forte do que o raio X. O infravermelho e o ultra-som aquecem profundamente e podem acelerar o batimento cardíaco fetal ou reduzir a quantidade de líquido amniótico. PLANO B: Drenagem linfática a partir do terceiro mês com profi ssionais especializados e o consentimento do obstetra e atividade física regular.
INTRADERMOTERAPIA
É contra-indicada por ser invasiva e promover absorção de substâncias pelo organismo que podem prejudicar o desenvolvimento do feto. PLANO B: Para evitar as estrias, aplique um hidratante à base de óleos diariamente. "Tome 2 litros de água por dia e faça uma dieta equilibrada, evitando o excesso de doces e gorduras, assim você mantém o peso e evita que a pele fi que esticada", diz a dermatologista Ana Lucia.