quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Porque proteger as crianças do sol?

Se o sol é comprovadamente fator de aparecimento de manchas, da aceleração do processo de envelhecimento e de eventuais problemas com o desenvolvimento de melasmas e melanomas, quando é a época certa de começar a prevenção? A partir de que idade devemos proteger as crianças do sol em excesso?
Resposta: Como diriam os antigos...desde a mais tenra idade!
A proteção solar deve ser feita desde a infância. Uma grande parte da exposição solar cumulativa acontece antes dos 18 anos, pois o comportamento das crianças e adolescente facilita a exposição execessiva ao sol e, consequentemente, as queimaduras solares e outros problemas.
As crianças de pele clara e sensível ao sol, quando sofrem queimaduras, têm elevada probabilidade de apresentar câncer de pele na idade adulta. Todas as crianças devem evitar a exposição solar entre 10 e 16  horas. Sempre que possível, proteja-as com roupas, chapéus/ bonés e óculos escuros com proteção UV. Use um protetor solar de amplo espectro, hipoalergênico, de preferência na forma de gel creme, que não irrita a pele e é fácil de aplicar.
O FPS para os raios UVB deve ser de, no mínimo , 30 e com proteção UVA. Aplique uma camada generosa, diariamente, nas áreas que ficarão expostas ao sol. É recomendável aplicar o filtro solar de 15 a 30 minutos antes de se expor ao sol. A primeira reaplicação do filtro solar deve ser feita, nas áreas expostas, após 30 minutos de exposição solar.
Na praia ou piscina, reaplique o protetor solar a cada 2 horas e sempre que a criança tiver transpirado ou nadado, afinal de contas as atividades ao ar livre, exercícios e sol na medida certa são necessários para um desenvolvimento saudável, o importante é evitar a exposição excessiva dos bebês e crianças ás radiações solares.
A pele dos bebês, como é bem fácil de perceber, é bastante sensível ao sol e mais suscetível á ação dos raios solares do tipo UVB e UVA, podendo sofrer danos no DNA e queimaduras com maior facilidade, portanto procure mantê-los sempre á sombra antes dos seis meses de idade
Cuide da pele de seus filhos, introduza-os a habitos de proteção e cuidados, eles com certeza vão agradecer.