sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Química no cabelo durante a gestação faz crescer risco de bebê ter leucemia.

Dados do primeiro estudo epidemiológico brasileiro sugerem que as mulheres não devem pintar os cabelos durante a gravidez. Os resultados da pesquisa feita por mais de dez anos pela Escola Nacional de Saúde Pública, em parceria com Instituto Nacional do Câncer, acompanhou 650 mães com relação á utilização de tinturas e alisadores nos três primeiros meses de gravidez.
O estudo incluia 231 mães com filhos que desenvolveram leucemia antes de dois anos de idade, os pesquisadores afirmam que o estudo mostrou que a doneça não se manifestou ao acaso e que há associação significativa entre a exposição a tinturas e alisantes e o desenvolvimento da leucemia. o cálculo é que o risco é 1,8 vezes maior nestes casos.
A suspeita inicial é como os compostos da família dos fenóis, mas ainda precisam ser feitos estudos mais profundos.
O estudo realça que não existe uma recomendação formal para que se proiba o uso destes produtos por mulheres grávidas, mas é uma cautela adotada pela grande maioria dos médicos e pela maioria das gestantes. Mas na prática nenhum dos componentes de cresmes e tinturas para cabelos esta classificado pelo IARC (orgão internacional para a pesquisa do câncer) como cancerígeno.
Como todo estudo, ele precisará de maiores comprovações e ter seus dados referendados em estudos mais profundos.
* texto elaborado a partir de artigo publicado no JORNAL DA SBD anoXV n.4 pagna 13