terça-feira, 11 de outubro de 2011

Remoção de tatuagens

Quando se fala em remoção de tatuagens, a principal preocupação é com o aspecto final do processo, pois uma tatuagem, especialmente as profissionais, penetram profundamente na pele, atualmente a melhor alternativa para a remoção de tatuagens são os procediemtnos que se utulizam da tecnologia laser.

veja como age o laser

O tratamento a laser de tatuagem, que é o mesmo para lesões pigmentadas e manchas de sol, baseia- se na destruição seletiva do pigmento indesejado, procurando causar mínimos danos á pele.

O alvo do laser é a melanina ou o pigmento da tatuagem, o laser produz umfeixe concentrado de  luz vermelha com grande quantidade de energia em um tempo extremamente curto, que é absorvido somente pela melanina ou pelo pigmento da tatuagem.
Essa rapidez é importante para impedir a formação de um calor destrutivo que queime a pele ou danifique a sua estrutura,  a energia do laser causa a fragmentação das partículas sub- celulares, conhecidas como melanossomos (estruturas que contém a melanina) ou a tinta da tatuagem. As micro partículas geradas neste processo são eliminadas naturalmente e gradativamente pelo sistema imunológico do corpo e através da formação de crostas.
O tratamento com laser, muitas vezes conhecidos como laser de rubi, é rápido e seguro se aplicado por um médico experiente, múltiplos pontos podem ser tatados em apenas uma sessão, o que a pessoa sente é  uma sensação parecida com queimadura solar na área tratada, mas existe a possibilidade da aplicação de anestésico se o desconforto for muito grande.
Imediatamente após a aplicação o efeito do laser sobre os pigmentos é o esbranquiçamento da área tratada. e depois de alguns minutos a pele poderá ficar um pouco vermelha e levemente inchada, durante os dias que se seguem pode haver a formação de uma leve crosta na área tratada, senod que a pele se recupera num prazo máximo de 10 dias
Durante todo o tratamento as áreas tratadas devem ser protegidas do sol, dependendo do quadro seu Dermatologista pode recomendar a utilização de uma pomada antibiótica.
Manchas solares normalmente requerem apenas de uma a três sessões,  outras condições tais como sardas neves e hiperpigmentações podem ser reduzidas em duas a quatro sessões
O número de sessões necessárias para se alcançar um clareamento da tatuagem depende de muitas variáveis. Elas incluem o tipo de tatuagem (amadora. profissional, cosmética ou traumática), suas cores, a localização e o tipo de pele. As tatuagens amadoras podem necessitar de 3 a 6 sessões enquanto as profissionais podem requerer de 6 a 10 sessões ou mais, o clareamento da tatuagem continua entre as sessões á medida que a tinta é eliminada pelo organismo, o intervalo entre sessões é de 4 a 8 semanas para permitir que o seu organismo remova a máxima quantidade de pigmento.
Mas é claro que todo este processo, estas informações, são apenas informativas, o seu Dermatologista é quem poderá lhe ajudar, lhe acompanhar, para escolher qual a metodoloiga e qual o protocolo adequado para obter os resultados que busca, o que varia muito de pessoa para pessoa.