segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Urticária

A urticária caracteriza-se pela formação de placas avermelhadas na pele que causam muita coceira ou sensação de queimação, e é  uma doença muito comum. A urticária pode aparecer como uma reação do organismo a alergias, produtos químicos, alimentos ou medicamentos. Podem se formar placas isoladas ou em grupo, em qualquer local do corpo.
Ela tem este nome porque se assemelha ás manchas que aparecem no contato com urtiga
O calor pode piorar o quadro de urticárias, evite banhos prolongados e saunas, evite roupas apertadas, evite coçar-se e até mesmo esfregar-se no banho, você pode aplacar a coceira passando gelo sobre a pele, ou mantendo-se num lugar bem refrigerado.
A lesões da urticária variam de tamanho, e podem formar áreas de edemas (placas roxas) e inchaço. Geralmente coçam muito e podem apresentar sensação de queimação. Quando a urticária acomete os lábios, as pálpebras ou os órgãos genitais, o inchaço regride em menos de 24 horas.
Alguns dos medicamentos e alimentos que podem causar urticária: castanhas, chocolate, peixe, tomate, ovos, leite, corantes,  antibióticos, analgésicos, sedativos, antiácidos, vitaminas e laxantes.
Quando você tiver um surto de urticária o mais importante é você descobrir a causa da urticária e evitar o contato com este agente irritante para sua pele.
Normalmente a urticária regride em alguns dias, mas por conta da coceira e da sensação de queimação, você pode consultar um médico dermatologista ou alergologista que pode lhe prescrever anti-alergicos. Mas não tome anti-alérgicos por conta própria, o que serve para uma pessoa não serve para outra!
Essas placas desaparecem espontaneamente em alguns dias, sem deixar marcas. Mas se o quadro se agravar procure um médico, pois o que ás vezes pode parece ser sintoma de uma coisa pode ser de outra.