segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Queimaduras de Pele e Bolhas na Pele

A pele é o órgão mais extenso do corpo humano e é muito importante no controle da temperatura e na retenção de líquidos.  Ela é a nossa barreira natural de proteção contra os mais variados agentes agressores, como microorganismos, agentes físicos e químicos.
Denominamos, de maneira genérica, queimadura, a lesão causada pela ação direta ou indireta produzida, pelo calor, no corpo. Incluindo ai os diversos tipos de radição, inclusive o sol - que não deixa de ser um grande reator atômico ao ar livre.
Especificando: temos as queimaduras de origem TÉRMICA (provocada por calor, líquidos quentes, objetos aquecidos, vapor), a QUÍMICA (provocada por ácidos e bases),  ELÉTRICA (quando provocada por raios e corrente elétricas) e a por RADIAÇÃO (quando provocada por radiação nuclear e o próprio sol).
Algumas queimaduras surgem pela combinação de agentes quimicos e do sol, como aquelas causadas por limão.
A sua manifestação varia desde uma flictena  (pequena levação revestida por epitélio contendo líquido e com mais de 1 cm. - É sinônimo de bolha.)  até formas graves capazes de desencadear respostas sistêmicas do corpo.
É muito comum ouvirmos falar em queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau, este é uma maneira de classificar as queimaduras quanto ao número de camadas de pele atingidas, a profundidade das queimaduras:
A queimadura de PRIMEIRO GRAU atinge somente a epiderme, a pele apresenta-se em hiperemia (avermelhada), edemaciada (inchada) e há ardor no local dessa queimadura.  Na queimadura de SEGUNDO GRAU o dano se estende até a derme, surgem as bolhas (flictenas) e o paciente apresenta dor local intensa, hiperemia e pele edemaciada (pele avermelhada e inchada).
Nas queimaduras de TERCEIRO GRAU o trauma atinge todas as camadas da pele e hipoderme. É considerada grave pois pode provocar lesões que vão desde músculos até ossos. Caracteriza-se por apresentar coloração escura ou esbranquiçada, uma lesão seca, dura, curiosamente a lesão em si, por ter sido tão profunda não causa dor intensa.
Importanter salientar que numa pessoa vitima de queimadura a mesma não é obrigatoriamente uniforme!  Podem ocorrer nos diversos graus e ao mesmo tempo, em diversas partes do corpo.
Algumas dicas para ajudar uma pessoa que esta sofrendo queimadura:
  • Interrompa imediatamente o efeito do calor (utilize água fria, não use água gelada, ou utilize um lençol para apagar as chamas no corpo da vítima).
  • Em caso de acidentes com queimaduras provocadas por corrente elétrica, não toque na vítima até que se desligue a energia.
  • A queimadura é uma lesão estéril, por isso tenha cuidado ao manuseá-la e evite ao máximo contaminá-la.
  • NÃO fure as bolhas!
  • Retire pulseiras, jóias, relógios, roupas que não estejam grudadas na pele da vítima.
  • Retire a pessoa do sol, utilize substâncias refrescantes com produtos para aliviar a dor e faça a administração por via oral de líquidos.
  • Caso a queimadura seja de 2º ou de 3º graus, lembre-se de cobrir a área queimada com gazes molhadas em soro fisiológico ou água limpa. Mantenha o curativo molhado usando recipientes de soro ou água limpa até levar a vítima ao hospital.
  • Transporte imediatamente a vítima para o hospital.
  • NÃO utilize manteiga, creme dental, manteiga , gelo, óleo, banha, café ou outra substancia não medicamentosa na queimadura, mesmo que você tenha ouvido falar que faz bem.  Isto tudo pode contaminar e infectar o local da queimadura!
Cuide-se, cuidado como excesso de sol, fogos de artificio, garrafas de alcool, combustiveis. Cicatrizes causadas por queimaduras são muito dificieis de serem tratadas, em especial as de grande extensão.