sábado, 12 de maio de 2007

Abordagem terapêutica das doenças de pele

Como já escrevi em inúmeros artigos, não só aqui mas em outras publicações e até mesmo sites, o aspecto psicológico tem grande peso no desenvolvimento e principalmente no agravamento de quadros dermatológicos.
Ou seja, o lado emocional das pessoas podem afetar suas doenças de pele, isto já ficou provado e comprovado em inúmeras dermatoses, entre elas a psoriase, a acne, as alergias e até mesmo a formação de rugas e marcas de expressão.
Pensando nisto convidei o Psquiatra e Psicoterapeuta Dr. Gerardo Maria de Araújo Filho, a passar a integrar a equipe da Clinica Fernando Bezerra. O Dr. Gerardo é Médico Psiquiatra pela Escola Paulista de Medicina, e também Mestre em Neurociências pela mesma instituição da Universidade Federal de São Paulo. Sua intenção é poder ajudar os pacientes que necessitam de um acompanhamento psicoterapeutico para poderem vencer alguns aspectos que podem influenciar os problemas para os quais buscam ajuda na Clinica.
Leia o que ele escreveu sobre a questão da imagem corporal:

IMAGEM CORPORAL E BEM-ESTAR

Por Dr. Gerardo Maria de Azevedo Filho - CRM: 105.714

Cuidar do corpo e da aparência é sempre bom. É sinal de preocupação com a própria saúde e nos faz melhorar a auto-estima e o autocuidado. Para tal propósito, as atitudes que podem ser tomadas são várias, desde optar por uma alimentação mais saudável do dia-a-dia e dessa forma fugir dos fast-foods tão convidativos e calóricos, realizar exercícios físicos regularmente e manter proteção e cuidados com a pele até procedimentos estéticos mais complexos como lipoaspiração e cirurgias plásticas. Em todas elas, o desejo de manter um corpo saudável e uma aparência elegante e esbelta.
No entanto, regimes muito severos, exercícios físicos excessivos ou preocupações demasiadas com a imagem corporal podem, ao contrário, prejudicar a saúde, trazendo sofrimento onde deveria haver bem-estar e harmonia. No desenvolvimento dessas atividades, portanto, o acompanhamento e orientação de profissionais da saúde (médicos, educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentre outros) faz-se essencial, tanto para um melhor aproveitamento das ações como para a prevenção de possíveis complicações provenientes das mesmas.
Por fim, porém não menos importante, devemos sempre lembrar de promover o embelezamento de nosso interior, através de pausas para reflexão diárias, relaxamento e higiene mental. Pois como dizia o sábio, “mente sã em corpo são”. Para uma aparência bonita e saudável, torna-se fundamental o bem-estar consigo e uma atitude harmoniosa, positiva e pacífica perante a vida. Saúde é combinação harmoniosa dessas duas dimensões. Afinal, “o corpo expressa aquilo de que a mente está repleta”.