quinta-feira, 30 de junho de 2011

"reshape" corporal

Melhora de contorno corporal, redução de medidas , diminuição da celulite e da  flacidez.. é tudo isso que nós queremos!
Mas como conseguir isso de maneria mais rápida e eficaz? Isso é possível? Existem vários tratamentos no mercado, vários nomes, várias tecnologias, mas como escolher o melhor? O que é o melhor para cada pessoa? 
Ouço isso de muitas pessoas, nas consultas, de amigos, através de emails. A mídia nos bombardeia com várias novidades, e inventam tantos nomes comerciais que nem sempre sabemos do que se trata! .
Na verdade não somos todos iguais, cada organismo é diferente , todos nós temos metabolismos que diferem muito de um para o outro.
Numa boa relação médico-paciente, é importante compreender as necessidades desse paciente, estudar o que realmente pode ou não ser , lidando com uma coisa muito dificil, os desejos e expectativas do ser humano diante da busca pela perfeição.
Tenho adotado uma abordagem multidisciplinar, costumo entender o paciente como um todo, excluo qualquer patologia metabólica que possa estar acontecendo, coloco para  a pessoa as expectativas reais e procuro indicar baseado nas próprias necessidades individuais , baseado em trabalhos científicos , na medicina baseada em evidências, naquelas tecnologias ou tratamento com mais trabalhos publicados esse é o meu lema.
Não podemos deixar se levar pela próxima maquina milagrosa que permite acabar com a celulite por exemplo em uma duas, três sessões , se não observamos todo o pilar, isso inclui vários fatores, alimentares, hábitos de vida, atividade física e por ai vai. Recentemente tive acesso a um estudo comparando tecnologias poderosas com o simples ato de caminhar e fechar a boca, com resultados muito semelhantes na redução de medidas e celulite.
Nossa esperiência com o aparelho VELASHAPE por exemplo, tem nos surpreendido muito, posso dizer que após muitos casos tratados e acompanhados temos um forte aliado, sendo um aparelho poderoso e coadjuvante no tratamento da celulite, redução de medidas e flacidez , por exemplo no  pós-lipo, pós-gestação, inclusive para interno de braço e coxas, áreas que dificilmente a cirurgia iria conseguir resultados.
Vejo como boa opção no futuro aparelhos que associem tecnologias de aquecimento do colágeno dérmico e do adipócito , todos que tem esse princípio e com estudos baseado em trabalhos científicos de peso, podem trazer algum benefício nesse sentido.
Outro aparelho que tive oportunidade de experimentar é o TRIPOLAR , uma radiofrequência poderosa com bons resultados para flacidez de pele , o já nosso consagrado THERMACOOL, com suas ponteira maiores e mais rápidas, também com ótimos resultados para flacidez de rosto, pescoço e abdomen em apenas uma única sessão .
O ideal é que você procure seguir um tratamento integrado, confie no seu medico, no seu dermatologista e persista um pouco para alcançar resultados. Se tiver duvidas ou alguma sugestão, fale comigo, fernandobezerra.dermato@uol.com.br

terça-feira, 28 de junho de 2011

LASER FRACIONADO

Muito se tem falado nos laseres fracionados na imprensa, eles combinam duas tecnologias, o já consagrado Fraxel , com excelentes indicações para rejuvenescimento facial, cicatrizes, estrias, agora com uma nova ponteira sub ablativa, o laser de Túlio, um comprimento de onda com efeito próximo ao do C02, porém  mais superficial, com excelentes resultados para pigmentação cutânea.
O tratamento é feito em duas etapas, numa primeira passada com laser fraxel não ablativo, penetrando mais profundo gerando com isso uma maior estimulação do colágeno e melhora da textura, poros, rugas e flacidez e uma outra passagem com o laser de Túlio para melhorar machas , textura e lesões mais superficiais .
A vantagem é que em um único tratamento combinamos a eliminação mais rápida de pigmentos (manchas) com uma boa estimulação de colágeno. Costumo comparar uma sessão deste novo tipo de laser fracionado a cinco, seis sessões de luz pulsada.
Podem se fazer de três a cinco sessões em média , com intervalo mínimo de um mês entre elas. A aplicação é feita com ponteira resfriada através do acoplamento do Zimmer ou Siberian, um potente resfriador epidérmico, diminuindo bastante o desconforto, além do preparo com anestésico uma hora antes do procedimento.
O tratamento é rápido,  em alguns minutos fazemos uma face inteira, sendo que o scanner do aparelho nos permite uma segurança maior e menor risco de dano térmico a pele. O aparelho, que tem o nome comercial de  Fraxel Duo,  pode ser utilizado em áreas extra faciais com segurança, como colo, pescoço, mãos e antebraços, sem risco de cicatrizes e discromias, nem daquele aspecto de áreas mais claras entremeadas com áreas mais escuras que vemos no tratamento com a luz pulsada.
Há vários estudos com resultados eficazes, sendo este o unico aparelho deste segmento aprovado pelo FDA, o orgão de saúde americano.
Se tiver dúvidas em relação a este e outros tratamentos na área de Dermatologia Clínica e Estética entre em contato fernandobezerra.dermato@uol.com.br

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ANS fixa prazos para planos de saúde realizarem consultas e exames

Numa excelente iniciativa a ANS (Agencia Nacional de Saúde) publicou no Diário Oficial da União uma regra que estabelece prazos máximos para marcação de consultas e exames dos conveniados. Isto é muito importante pois sempre lemos notícias de pessoas que aguardam muito por exames e consultas.
Uma consulta médica, por exemplo, terá que ser marcada em até 14 dias úteis, sendo que para algumas especialidades - pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia - o prazo máximo será de 7 dias úteis.
Isto deve estimular os convênios a credenciarem novos médicos para atender esta demada ou a pedir que seus credenciados liberem mais horários em suas agendas. De nossa parte temos sempre tentado atender a marcação consulta com prazos inferiores a uma semana, por isto sempre oferecemos horários tanto no período da manhã quanto no período da tarde.
Infelizmente uma das questões que percebo que interferem em mais horários disponíveis é o fato de que em média 40% das pessoas faltam nas consultas marcadas, elas nem comparecem, nem avisam, nem desmarcam. Seria interessante se a ANS e quem sabe os convênios pensassem em uma campanha de esclarecimento e orientação para que as pessoas não marquem consultas e deixem de comparecer. Com certeza isto iria liberar mais horários para os que precisam

sábado, 18 de junho de 2011

TOXINA BOTULÍNICA, como ela age?

O efeito da toxina botulínica, na prevenção e atenuação das rugas de expressão, dentre outras aplicações na área  estética, todo mundo já conhece. Mas você conhece sua estória e como funciona?
A primeira toxina botulínica foi licenciada nos EUA e comercializada pelo laboratório ALLERGAN, isto há mais de 20 anos (sua sigla nos meios científicos é BoNT). Ao longo dos anos os laboratórios e cientistas foram aperfeiçoando a molécula da toxina. A toxina tipo A foi mais aperfeiçoada e hoje em dia ela é a mais utilizada, mas passou-se um grande período sem novos produtos.
Agora conhecemos os principais alvos da toxina na célula e, pricipalmente, como a molecula funciona em relação a seu principal mecanismo de ação. Porém, os pesquisadores e médicos não conhecem TUDO sobre seu mecanismo de ação. Ainda há aspectos que são desconhecidos. Por exemplo? Ainda não se entende totalmente por que a toxina tem longo tempo de ação.
"O principal alvo da toxina é a junção neuromuscular (a sinapse), onde há a ação do estimulo elétrico transmitido pelo sistema nervoso central sobre o Músculo. A toxina se liga á junção neuromuscular com a finalidade de paralisar o músculo, entretanto é muito difícil encontrar informações na literatura sobre onde as junções neuromusculares se encontram, nos diferentes músculos que são tratados. É o caso especialmente dos músculos faciais, que possuem um sistema de múltiplas mensagens e múltiplas respostas, que trabalham em conjunto" diz o Dr. Pickett em seu texto.
A  toxina bloqueia a liberação da acetilcolina na junção neuromuscular, paralisando a fibra muscular. Ela impede que a mensagem química seja recebida pelas fibras musculares.A toxina do tipo A, desenvolvida há 10 anos três "dominós" em sua molécula. Dois deles são cadeias pesadas com regiões de ligação e transporte,  e a mais importante é a CADEIA LEVE, que é a região ativa propiramente dita  - A cadeia pesada tem a função de levar a região ativa (cadeia leve) para o local onde exercerá sua ação (as cadeias pesadas não têm atividade conhecida no corpo humano.)
Nossos músculos faciais são incrivelmente desenvolvidos, aliás as expressões faciais são uma grande vantagem evolutiva dos primatas, os musculos de nosso rosto não fazem ligação entre articulações e com pequenos ajustes são capazes de mudar as expressões. Comparado com outros músculos do nosso corpo é uma atuação quase "misteriosa".
Muita coisa que os dermatologistas conhecem vem de sua experiência empírica na aplicação da toxina, por isto é tão importante o paciente realmente procurar um Dermatologista que tenha prática nisto, pois é um trabalho de esculpir um rosto, o seu rosto.
O que os pesquisadores já sabem é que parece haver uma fileira de junçóes nas margens das fibras musculares, e varias preenchendo a parte central , mas as regiões das junções neuromusculares nos músculos faciais variam, quanto ao número e à localização, de músculo para músculo. A importância de saber exatamente onde estão os alvos da toxina é que assim se pode aplica-la no local correto e, então obter o efeito máximo O estudo também mostra que são encontrados diferentes alvos na mesma fibra muscular, um incrível quebra cabeças!
Ou seja, para tirarmos cada vez mais proveito da ação da toxina botulínica precisamos conhecer cada vez melhor o funcionamento dos músuclos da face e ondo os "alvos" , as junções neuromusculares, estão localizados.
A toxina botulínica utilizada nos produtos médicos é produzida como um complexo molecular, contendo diferentes proteínas que sabidamente protegem a molécula das condições hostis do ambiente Os complexos tipo A contem a toxina no centro do complexo, tendo em volta a proteínas que a protegem. Esse complexo protéico se dissolve sob condições fisiológicas, liberando a neurotoxina, que então exerce sua ação paralizante.
Sabendo tudo isto dá para entender como é um produto complexo, mesmoporque eles tiveram que testar muita coisa para saber se não causaria nenhuma reação ou efeito colateral. Talvez isto explique o preço do insumo, mas que na realidade já se tornou muito mais acessível nos ultimos anos, pois a utilização maior gera uma produção maior e consequentemente uma redução de custos.
E se você acha que os efeitos da toxina botulinica podem lhe ser benéficos, procure um Dermatologista de sua confiança, eu tenho ceteza que você vai ficar feliz com os resultados!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tratamento para queda de cabelos e calvície

A diferença entre queda de cabelo e calvície é que a calvície (alopécia andreata) tem causas genéticas, enquanto a queda de cabelo (eflúvio telógeno) está diretamente relacionada ao stress, a problemas hormonais, nutricionais, infecções, medicamentos e hábitos alimentares e de saúde.
Para prevenir a queda do cabelo hoens e mulheres devem se preocupar com hábitos saudáveis e alimentação balanceada, e principalmente, controlar o stress. Na alimentação preocupe-se em incluir cobre, zinco e ferro em sua dieta diária.
As mulheres muitas vezes sofrem deste tipo de queda de cabelo, o que afeta em muito sua auto estima, por isto é importante que procurem ajuda rapidamente.
Já a calvície (alopécia androgenética) é caracterizada pela morte progressiva dos folículos capilares e tem um forte componente genético, a pessoa que tem propenção a calvície ja a partir dos 20 anos começa a perceber que os fios estão ficando mais finos.
A prevenção deve ser adotada pelos homems que tem tendências á calvície ou quando começar a notar a rarefação ( que é diferente da queda de cabelo, que tem causas relacionadas principalmente ao stress e hábitos de saúde), pois ainda é possível retardar a morte dos folículos e diminuir a raferação. Os tratamentos não fazem nascer fios novos, mas podem retardar a queda e fortalecer os fios fracos.
Atualmente temos cada vez mais armas contra esse problema, novos medicamentos de uso tópico, a consagração de tratamentos como o uso da finasterida via oral, com resultados cada vez melhores. Os medicamentos agem na terceira fase do fio, estimulando-o a crescer novamente e adiando a morte do bulbo e a queda do fio.
Some ainda a estes procedimentos algumas técnicas recentes, mas para as quais eu tenho visto excelentes resultados, a mesoterapia e a bioestimulação.
A mesoterapia capilar é a aplicação de um pool de medicamentos e substâncias estimulantes quinzenalmente, que pode trazer excelentes resultados, tanto na diminuição da queda, quanto na estimulação do crescimento de novos fios.
O mesmo ocorre com a bioestimulação, realizada com diodos de emissão de luz (LEDs), com infravermelho e luz vermelha, que vão agir a nível mitocondrial. As aplicações são feitas duas a três vezes por semana, em sessões de 20 a 30 minutos.
E tudo isto pode ser combinado, num protocolo que vai seguindo as melhores reações de seu organismo, e o melhor de tudo isto é que os procedimentos não exigem pós operatório e podem ser realizados no consultório.
Procure seu medico dermatologista e converse com ele sobre os tratamentos que possam ajudá-lo (a)  ainda no inicio do problema, e mesmo em casos mais evoluídos. Você pode se beneficiar de uma boa orientação e destes novos tratamentos, o importante é não desistir e insistir sempre na procura de melhores resultados.
Mas a pessoa não pode interromper o tratamento, deve usar continuamente, pois o medicamento não se acumula e não vai agir sobre os cabelos o tempo todo.
Se você tem tendência á calvície, procure um dermatologista, que é o especialista em cabelo, unhas e pele e inicie o tratamento o quanto antes, isto é importante.
Se tiver dúvidas, ou alguma pergunta, entre em contato comigo no email :
fernandobezerra.dermato@uol.com.br

terça-feira, 7 de junho de 2011

Celulares podem causar rugas

Nos últimos dias muito tem se falado sobre os prováveis males causados pelas ondas eletromagnéticas emitidas pelos celulares. Mas as novas tecnológias também podem, em função da maneira como são utilizadas, trazer outras consequências.
Já se tem  noticiado estudos sobre o aumento de rugas de expressão, porque as pessoas tem que forçar os olhos, franzindo a testa, uma vez que as telas dos celulares e dos computadores são pequenas. A princípio isto pode parecer poucas coisa, mas imagine se você utiliza seu smartphone, especialmente aqueles com acesso á internet, durante muitas horas no dia, observe seu gesto, pense em quantas vezes por dia faz o movimento de cerrar os olhos para ver as letras pequenas. O que também pode deixar a pessoa com expressão de "brava" pela contração constante destes músculos.
Um alternativa, além de você prestar atenção neste gesto, é a utilização da toxina botulínica para evitar os movimentos repetitivos destes músculos, evitando o aparecimento de rugas de expressão e a aparência mais envelhecida  E pelo que vejo já tem muita gente se preocupando com isto.
Interessante observar que a tecnologia, se tem seu lado bom, como a possibilidade de desenvolver este blog por exemplo, também tem suas consequências e doenças específicas, a LER que acomete pessoas que digitam muito já é uma doença que estatisticamente acomete muitas pessoas.
Tudo na vida tem suas consequências, como diriam "não existe almoço grátis"!