quinta-feira, 29 de junho de 2006

Como estão seus Cabelos?

Uma das queixas mais freqüentes nos consultórios de dermatologia, é a queda de cabelos, que acomete tanto mulheres quanto homens, sendo que a principal causa de queda de cabelo é a alopecia androgenetica.
O cabelo tem um ciclo de crescimento que dura em media três anos e muitos fatores podem alterar esse ciclo de crescimento e ocasionar queda capilar. Estes fatores podem ser algumas doenças, estados nutricionais, causas hormonais, metabólicas, genéticas, fisiológicas, estresse e outros
Se você tem problemas com queda de cabelos deve procurar um médico que provavelmente irá solicitar alguns exames para esclarecer a possível causa e tentar reverter o quadro.
É muito comum, por exemplo, uma mulher, alguns meses após ter parido, nos procurar com queixa de queda, que normalmente é decorrente de fatores hormonais durante esse período, e que normalmente se estabiliza depois de alguns meses.
Porém muitas mulheres ficam extremamente ansiosas e preocupadas, achando que a queda vai se acentuar, e essa preocupação só faz aumentar ainda mais o stress e piorar a queda, por isto é importante que procurem um especialista para avaliar seu quadro e ficarem mais tranqüilas.
Doenças como anemia, hipotireoidismo e diabetes também podem apresentar como sintomas a queda capilar. Tratamentos capilares agressivos como alisamentos e tinturas com amônio podem ocasionar fratura dos fios e desencadear a queda capilar também. Medicações como antibióticos, quimioterápicos e longos períodos de internação, também podem desencadear a queda de cabelos, além do stress, que é um fator emocional muito forte na queda de cabelos.
Os tratamentos disponíveis hoje em dia alcançam bons resultados em diversos casos, tanto aplicações tópicas quanto orais, mesmo a queda de cabelo por questões genéticas pode ser tratada e reduzida, mas é importante que você,independente da causa que você imagina como provável para a queda de seus cabelos, procure um Dermatologista de sua confiança para começar o tratamento o quanto antes!
Procure tratamento! Não tem motivo para você ficar com esta preocupação, que muitas vezes interfere na auto estima da pessoa, mesmo porque, como disse, se ficar preocupado pode acelerar ainda mais a queda de cabelos!

Se tiver dúvidas ou quiser perguntar algo, entre em contato
fernandobezerra.dermato@uol.com.br