terça-feira, 14 de outubro de 2008

A Dermatologia e o Esporte
Praticantes de Esportes em geral, e não apenas os atletas profissionais, estão mais naturalmente expostos a lesões de pele que a população em geral, devido aos movimentos repetitivos, rotinas rpetitivas dos treinamentos, exposição ao sol, calor, umidade e até mesmo o contato físico com outros esportistas, no caso dos esportes coletivos.
Muitas vezes,meses de condicionamento podem ser perdidos em função de problemas de pele, que impedem que se prossiga o rítmo dos treinamentos, ou até mesmo interferindo no conforto do atleta e em seus resultados.
Além disto a Dermatologia pode ser uma auxiliar fundamental, quando o praticante do esporte busca resultados especialmente na qualidade de vida e aspectos estéticos, lançando mão de protocolos direcionados ao tratamentos da gordura localizada, estrias, celulite e no tônus e aspecto geral da pele.
A Dermatologia do esporte reconhece, trata e previne as alterações cutâneas relacionadas ao esporte:
- Dermatoses (micoses da pele e unhas, impetigo, furunculos, verrugas, herpes)
- Lesões pelo calor (miliária, intertrigo)
- Lesões pelo frio (úlceras e geladuras)
- Dano Solar (querimaduras, fotoenvelhecimeto e cancêr)
- Dermatites de contato (alergias)
- Nódulos cutâneos
- Acne (por uniformes e equipamentos)
- Traumas (bolhas, calos, deformação nas unhas)
- Urticárias (pelo sol, calor, frio, vibração, pressão)
- Ressecamento da pele
- Foliculites
O curioso é notar que algumas alterações de pele são reconhecidas pelos esportes que as derivam: Ombro de Nadador (abrasão do ombro), Mãos de Remador (calosidades), Prurido dos Nadadores, Palmas de Esquiador, Unhas de Corredor, e assim por diante.
Então, se você pratica esportes que estejam de alguma forma lesionando sua pele, ou pratica esportes na busca de resultados estéticos, procure um dermatologista, um especialista em cabelo e pele, ele poderá lhe ajudar a otimizar seus resultados.
Se tiver dúvidas, ou sugestões de artigos, entre em contato:
fernandobezerra.dermato@uol.com.br
(baseado em "A dermatologia e o esporte" editado pela SBD)