quinta-feira, 9 de outubro de 2008

DESAFIANDO O TEMPO – guia anti-idade para o homem


Atitude antiidade
Um fator muito importante no combate ao envelhecimento é o fator emocional, o que eu chamo de ATITUDE ANTI IDADE, uma vida emocional equilibrada, uma vida afetiva bem desenvolvida, o contato com a família e os amigos, a manutenção da auto estima, o otimismo e o bom humor, são fatores importantes no retardo do envelhecimento.
Além disto , a pessoa quando consegue manter seu lado emocional bem equilibrado ele consegue se preocupar com a manutenção da saúde os cuidados com o corpo.
Dentro desta premissa também podemos incluir a manutenção de uma vida sexual saudável, um importante ponto na busca da harmonia, por estar comumente relacionada a um relacionamento emocional que trás também outros ganhos.

AlimentaçãoSem dúvida nenhuma uma dieta equilibrada, que previna e combata a obesidade e o aparecimento de radicais livres, que estimule o bom funcionamento do aparelho digestivo é fundamental na redução do envelhecimento.
Além da alimentação, os hábitos de saúde, como evitar o consumo de álcool, fumo, e outras drogas também é uma indicação fundamental.

Atividade FísicaA atividade física completa uma lista de indicações que dependem da vontade da pessoa, da organização pessoal. A manutenção do tônus muscular, do estimulo á circulação sanguinea, ao controle e fortalecimento do aparelho respiratório, também são relevantes.
Uma atividade física orientada pode servir para o combate da gordura localizada e até mesmo ser um adjunto na manutenção da disposição geral da pessoa

Proteção Solar
Quando falamos em medicamentos anti idade a preocupação inicial deve ser a proteção solar. O sol é o grande vilão do envelhecimento da pele.
Além dos protetores solares em si, que devem ser aplicados e reaplicados diariamente da maneira correta para serem eficazes , podemos indicar a proteção física (bonés e roupas com tecidos próprios) mas principalmente temos que indicar que as pessoa alterem seus hábitos de exposição solar

Preeenchedores, toxinas
Quando surgirem os primeiros sinais da idade na pele, em especial no rosto, como o aparecimento de rugas de expressão ou a diminuição do colágeno, o uso da toxina botulinica e dos preenchedores deve ser indicado, aplicados corretamente, por dermatologistas com experiência neste procedimento, que pode até mesmo ser considerado um trabalho "escultural", não apresentam um aspecto artificial e sem expressão, o que preocupa muito os homens.
Manchas
No combate ás manchas advindas da exposição solar, a melhor indicação são os lasers que trabalham em comprimentos de onda que em algumas aplicações eliminam com bastante eficiência grande parte destes problemas.
Corpo
Com o passar do tempo o acúmulo de gordura em certas regiões do corpo, (costas, flancos, pernas, papada) mesmo com atividade física regular, pode gerar desconforto e até mesmo uma certa frustração. Neste caso o homem pode lançar mão de diversar técnicas corporais, desde a tradicional drenagem linfática e as massagens modeladoras, até os equipamentos de última geração, como os aparelhos de radiofrequencia e infravermelho, que tem excelentes resultados em regiões localizadas.
Ou seja, na prevenção ao envelhecimento temos muitas frentes, desde a prevenção até a utilização de dermocosméticos e equipamentos de última geração. O importante é planejar as atitudes e começar o quanto antes.
Procure um dermatologista de sua confiança e procure acompanhamento.
Se tiver dúvidas ou sugestões, escreva para fernandobezerra@clinicafb.com.br