domingo, 31 de julho de 2011

Anúncios com fotos retocadas de Julia Roberts são proibidos na Grã-Bretanha

Na semana passada a impressa noticiou que a agencia de regulamentação publicitaria da Inglaterra vetou a veiculação de dois anuncios que mostravam efeitos de produto dermocosméticos, que foram considerados, pelo excesso de retoques e recursos de imagem utilizados, como propaganda enganosa.
Um era uma campanha da Lâncome com a atriz Julia Roberts e o outro da Maybelline, da empresa L'Oreal, com a modelo Christy Turlington.
A decisão foi tomada em resposta à denúncia da parlamentar Jo Swinson, do partido Liberal Democrata britânico, que afirmou que as propagandas "não são representativas dos resultados que os produtos podem alcançar".
O órgão regulador da publicidade britânica, Advertising Standards Authority (ASA, na sigla em inglês), concordou que as imagens eram exageradas e violavam seu código de conduta.
Obrigada a retirar as propagandas de circulação, a L'Oreal admitiu ter retocado as imagens, mas negou que as duas propagandas fossem enganosas.
As propagandas foram consideradas "maus exemplos de propaganda enganosa" e poderiam contribuir para problemas com a autoimagem dos consumidores. "Se os publicitários forem muito longe ao usar retoques e outras técnicas de pós-produção para alterar a aparência das modelos e se isso correr o risco de ser enganoso para as pessoas, então está errado e nós proibiremos os anúncios."
Pelo que eu li, as imagens da L'Oreal foram banidas porque a empresa não foi capaz de mostrar exatamente o quanto retocou as fotografias originais - um pré-requisito para anúncios de produtos cosméticos na Inglaterra, que seria interessante adotar no Brasil.
Esta já é uma discussão antiga, que envolve não só procutos cosmeticos e dermocosméticos mas outras áreas, e não é o caso de dizer que estes produtos não funcionam, porque minha experiencia clinica me mostra que muitos destes produtos realmente tem resultados muito bons e adequados ao que se propõe.
O ideal é que você procure um dermatologista de sua confiança, que pode lhe orientar e esclarecer sobre as eficacias e limites destes produtos.