terça-feira, 12 de julho de 2011

Prevenindo o envelhecimento da pele.

O processo de envelhecimento da pele envolve diversos e diferentes fatores que são divididos em: INTRINSECOS ou cronológicos, que estão relacionados á genética de cada indivíduo e os EXTRINSECOS, que envolvem muitos fatores externos sendo os principais a radiação a poluição e as alterações climáticas.
A RADIAÇÃO, em especial os raios ultravioletas (UV), é a primeira e mais estudada causa conhecida do envelhecimento extrínseco, o chamado fotoenvelhecimento. O efeito dessa radiação afeta, principalmente as fibras de colágeno, que são responsáveis pela elasticidade da pele, o rompimento dessas fibras aumenta a propensão do aparecimento de rugas, Além disso a radiação UV pode ocasionar o apareciemnto de manchas, queimaduras solares e o cêncer de pele.
A POLUIÇÃO é um fator cada vez mais presente na vida das pessoas que habitam grandes cidades, No dia a dia essa poluição acaba tendo contato direto com a pele em especial a do rosto por sua maior exposiçaõ, e se acumula ao longo do dia. Com isso, há um aumento na formação de radicais livres que causam um processo chamado de oxidação, o qual degenera o DNA das células interferindo em sua regeneração, intensificando os sinais de envelhecimento na pele.
As ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS estão ligadas principalmente ás variações de temperatura ao longo do dia, (muito frio oumuito quente) e a umidade relativa do ar, seja muito alta, seja muito baixa. Essas alterações afetam a barreira cutânea, diminuindo a capacidade de defesa e hidratação da pele, que pode tornar-se ressecada e quebradiça.
Sendo assim, para manter uma pele jovem e saudável é fundamental o uso diário de filtros solares, hidratantes e ativos antioxidantes. Hoje, ja existem produtos no mercado que unem todas essas características em uma formulação, inclusive com cosmética adequada á pele brasileira.
O ideal para você saber qual o melhor produto para você é consultar um especilista em cabelo/ pele e unhas, um DERMATOLOGISTA


* texto a partir de um folheto da MANTECORP que me foi passado pela representante Juliana Barros