quinta-feira, 21 de julho de 2011

Dermatite Seborreica - A famosa CASPA!

A dermatite seborreica caracteriza-se pela presença de descamação seca ou untuosa em regiões cutâneas ricas em glândulas sebáceas, particularmente no couro cabeludo. É acompanhada de prurido variável e comumente se agrava pela transpiração. As lesões podem se estender também às sobrancelhas, cílios (blefarite) e barba.
Sua incidência e variável, podendo ocorrer desde a lactância, porém se dá mais freqüentemente em pessoas entre 20 e 50 anos de idade, com ligeira prevalência em homens.
Sua etiologia é desconhecida, porém, associa-se a uma alteração sebácea, componente imunológico, diátese hereditária (estado seborreico) e faz parte de um grupo de dermatoses que tem multiplicação celular acelerada, principalmente nas formas que acometem o couro cabeludo. A seborréia é fator predisponente e é acompanhada de alterações qualitativas do sebum, que pode ser devida à alteração de queratinização.
Agentes microbianos são importantes na patogênese da dermatite seborreica. Sabe-se que o aumento no numero de bactérias, fungos e leveduras está associado à ocorrência desde distúrbio, entre eles a espécie Malassezia furfur (Pityrosporum ovale) e outros microorganismos de seu gênero.
A Malassezia furfur está mais presente em áreas ricas em sebo. Este microorganismo contem lípases que hidrolisam os triglicérides presentes neste sebo, liberando ácido graxo saturado, necessário para a sua multiplicação. A presença de ácido graxo livre na pele pode induzir à inflamação cutânea com aumento da proliferação epidérmica e descamação.
Estudos demonstram que o piritionato de zinco (ZnPTO) é altamente eficaz no tratamento de dermatite seborreica, pois, além de melhorar a ultraestrutura bruta dentro dos domínios intercelulares ricos em lipídios do estrato córneo, tem função fungistática e antimicrobiana atuando na eliminação e inibição do crescimento de uma grande variedade de microflora no couro cabeludo, incluindo o fungo Malassezia, sabidamente importante na patogênese da dermatite.
Apesar de atingir muitas pessoas, é bastante comum as pessoas se sentirem envergonhadas quando notam que possuem a dermatite seborreica. Os flocos brancos que geralmente aparecem sobre a roupa depois de escovar ou pentear os cabelos são motivo de constrangimento. Mesmo assim, 23% não fazem nada diante do problema.
Grande parte da população faz uso pontual do xampu anticaspa somente quando notam a incidência da doença. O ponto crucial, que precisa ser abordado, diz respeito à regularidade no tratamento para que seja efetivo, além de desmistificar que o uso do xampu anticaspa resseca excessivamente os cabelos, como acreditam 67% dos entrevistados.
A dermatite seborreica, como qualquer processo crônico, requer terapia inicial seguida de manutenção constante. Mesmo porque a caspa tem também um componente psicológico envolvido muitas vezes

Estes dados comprovam a necessidade de promover uma educação cientifica, e uma abordagem mais incisiva a respeito do tema. Em paralelo seria ideal que outras medidas relacionadas ao cuidado com o cabelo e couro cabeludo fossem adicionadas aos hábitos regulares de cuidado pessoal.
Se você sofre com a caspa, procure um Dermatologista o quanto antes, cuide de seu problema!