sexta-feira, 29 de setembro de 2006

American Academy reitera importância do uso do protetor solar.

Nunca é demais falar deste assunto:
A American Academy of Dermatology, fundada em 1938 e que congrega mais de 15.000 dermatologistas em todo o mundo, reafirmou sua posição, em declaração distribuida á imprensa de todo o mundo, de que a proteção solar é fundamental, em especial se utilizada apropriadamente e em conjunção com a utilização de barreiras físicas (roupas e proteção ambiental).
Mesmo isto sendo fato consolidado entre os médicos, a Academia convoca as pessoas a se protegerem da maléfica ação dos raios solaresa, a serem SUN SMART (espertos em relação ao sol - em tradução livre).
Stephen Stone, presidente da American Academy, ainda acrescentou: "Mesmo sendo uma importante arma contra o cancer de pele, os protetores solares sozinhos não o protegem suficientemente. As pessoas não devem achar que podem permanecer sob o sol por longos períodos apenas porque estão usando protetor solar", afinal de contas não dá para esquecer que o Melanoma, a forma mais agressiva do câncer de pele, mata mais de 8.000 pessoas todos os anos.
Em função disto o Departamento de Saúde America declarou, em 2002, que os raios ultra-violeta devem ser considerados uma substância cancerígena. Eis algumas orientações da AAD, que nunca é demais repetir:

- Use protetor solar sempre, mesmo que não vá se expor diretamente aos sol
- Use roupas que também ajudem a proteger você da radiação solar, camisas de manga longa, chapeu com abas, calças compridas e óculos de sol sempre que possível.
- Mantenha-se na sombra, em especial no período crítico, das 10 da manhã ás 4 da tarde
- Tome cuidado especial quando estiver próximo da água, da areia e da neve, que são superfícies reflexivas e que aumentam sua exposição aos raios solares e os riscos de insolação.
- Não esqueça de proteger as crianças, com protetores solares apropriados e proteção física também.
- Nunca olhe diretamente para o sol, mesmo se estiver utilizando oculos escuros.
E eu ainda acrescentaria um benefício extra de toda esta proteção: a drástica diminuição do ritmo de envelhecimento de sua pele, pois com estes cuidados você consegue evitar o aparecimento de rugas e manchas, que são os maiores sinais de uma pele envelhecida. Se tiver dúvidas ou sugestões escreva para meu email fernandobezerra.dermato@uol.com.br

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Calvície, o ataque rápido é fundamental!

A calvície masculina e feminina acomete uma boa parte da população e é um incomôdo para muitas pessoas. A rarefação de fios geralmente começa mais cedo nos homens, muitas vezes na adolescência. Mas o mais importante é seu rápido diagnóstico, e o início dos tratamentos o quanto antes.Atualmente temos cada vez mais armas contra esse problema, novos medicamentos de uso tópico, a consagração de tratamentos como o uso da finasterida via oral, com resultados cada vez melhores. Some ainda a estes procedimentos algumas técnicas recentes, mas para as quais eu tenho visto excelentes resultados, a mesoterapia e a bioestimulação.
A mesoterapia capilar é a aplicação de um pool de medicamentos e substâncias estimulantes quinzenalmente, que pode trazer excelentes resultados, tanto na diminuição da queda, quanto na estimulação do crescimento de novos fios.
O mesmo ocorre com a bioestimulação, realizada com diodos de emissão de luz (LEDs), com infravermelho e luz vermelha. As aplicações são feitas duas a três vezes por semana, em sessões de 20 a 30 minutos.
Como vantagem adicional temos ainda o fato que estas técnicas podem ser combinadas, de forma a potencializar os resultados, e o melhor de tudo isto é que os procedimentos não exigem pós operatório e podem ser realizados no consultório.
Mas se nada disto puder lhe ajudar, a boa notícia é que os transplantes capilares, feitos pelos dermatologistas, também evoluíram muito neste período e conseguimos resultados cada vez mais naturais e duradouros.
Procure seu medico dermatologista e converse com ele sobre os tratamentos que possam ajudá-lo ainda no inicio do problema, e mesmo em casos mais evoluídos. Você pode se beneficiar de uma boa orientação e com esses novos tratamentos, o importante é não desistir e insistir sempre na procura de melhores resultados.
Se tiver dúvidas, ou alguma pergunta, entre em contato comigo no email
fernandobezerra.dermato@uol.com.br

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Uma noiva inteligente

É muito comum que eu seja procurado por mulheres que estão noivas, que vão se casar, e que querem realizar alguns procedimentos para estarem mais bonitas na época do evento, e sei que isto também acontece com outros dermatologistas. O problema é que isto acontece normalmente em datas muito próximas da cerimônia, pois elas entendem que uma aplicação de botox e um peeling já ajudam e são suficientes.
Mas esta semana eu fiquei muito surpreso e satisfeito ao ser procurado por uma paciente que vai se casar em março e já queria orientações e tratamentos neste sentido. Ao questionar porque ela queria começar o tratamento o quanto antes, ela mostrou que é alguém organizada e que não quer se estressar na última hora.
Ela me disse que sabia que alguns procedimentos, como sessões de peelings, tratamentos com LASER, bioestimulação e até mesmo aplicações de toxina botulínica, precisam de um tempo para trazerem resultados. Além disto, acrescentou ela, nos meses que antecedem a cerimônia o casal visita muitas pessoas para entregar os convites, parentes que nem mesmo conhece, recebe pessoas em casa, conversa com dezenas de pessoas que a estão ajudando a organizar a festa, situações em que não poderia usar muita maquiagem, e mesmo no casamento, a elegância dos dias atuais não combina mais com pesadas maquiagens, que serviam para corrigir até imperfeições no rosto das noivas.
É ou não é uma noiva para lá de inteligente? Tão inteligente que também vai colocar o noivo em tratamento, para que ele também esteja com uma pele saudável e bonita nestas situações todas que estarão juntos.
Eu só tenho que dar os parabéns para ela, e desejar muita felicidade na nova vida, fico feliz e honrado por ser uma pequena parte deste momento especial. Quem sabe esta estória pode servir de estímulo para que as outras noivas se programem um pouco antes. Os dermatologistas, que poderão fazer mais, agradecem!
Se quiser manter contato me escreva no email fernandobezerra.dermato@uol.com.br

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

PEELING DE CRISTAL
O peeling, como você deve saber , é a técnica de promover a renovação celular. Existem dois tipos de peeling, aqueles realizados com o uso de substâncias químicas e os realizados através da microdermoabrasão, que são comumente conhecidos como Peeling de Cristal.
A microdermoabrasão é um procedimento de esfoliação mecânica progressiva e controlada, baseada na pulverização através de um sistema de vácuo, de microcristais de óxido de alumínio sobre a epiderme, sobre a pele.
Esta esfoliação, que vai variar em função da pressão empregada e a quantidade de cristais, promove a redução das linhas cutâneas superficiais, estimulando a regeneração celular e a produção de colágeno. O equipamento que utilizamos na Clínica, o ClearPeel, é muito versátil e é considerado um dos mais avançados e seguros do mercado
São recomendadas algumas sessões para se atingirem melhores resultados, e o intervalo entre cada aplicação vai depender da profundidade da pele atingida e sua recuperação. Normalmente entre 7 e 15 dias entre uma sessão e outra.
Para rugas são recomendadas de 5 a 8 sessões, para estrias, onde o peeling de cristal tem excelentes resultados, um mínimo de 10 sessões são requeridas, o mesmo número para o tratamento de cicatrizes de acne. Outras indicações para a utilização do ClearPeel são as desordens pigmentares, melasmas e hipercromias, poros dilatados, comedões, cicatrizes pós traumáticas e pós-cirúrgicas, enfim, diversas irregularidades cutâneas.
O procedimento pode ser realizado em consultório, pois é rápido e pouco doloroso, sendo que a pessoa pode reassumir suas funções sem necessidade de repouso.
Se ficou curioso ou curiosa sobre este procedimento consulte seu dermatologista. Se tiver dúvidas ou sugestões entre em contato pelo email
fernandobezerra.dermato@uol.com.br

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Tratamentos tópicos para o envelhecimento

Existem vários produtos no mercado, manipulados e industrializados, que tem efeitos na renovação celular, na formação do colágeno, hidratação e clareamento de manchas. Eu tenho alguns produtos que uso e recomendo como o ácido retinóico e seus derivados; tretinoina, retinol, retinaldeidos e produtos com vitamina C - que tem potente ação anti oxidante – além de ativos que estimulam colágeno como elastinol, peptídeos sintéticos, e também os tensores e os ativos clareadores.
Na realidade, para poder indicar os melhores produtos, um dermatologista deverá avaliar sua pele, seu grau de envelhecimento e suas características como oleosidade, sensibilidade, pigmentação e elasticidade. A partir daí seu dermatologista deve organizar um bom planejamento com o uso de ácidos, dermocosméticos, e uma boa orientação do uso de filtros solares adequados para você, para prevenir o envelhecimento e as doenças de pele.
De acordo com cada pele, com cada pessoa, eu indico uma rotina diferentes. Pessoas com peles mais tolerantes podemos indicar um ácido a noite, já em peles mais sensíveis devemos indicar derivados menos agressivos.
Eu, por exemplo, uso a vitamina C e os protetores solares específicos durante o dia, mas esta não é uma indicação para todos. O retinol, os retinaldeídos são menos irritantes, o que minimiza muito a vermelhidão e a descamação , um dos inconvenientes do acido retinoico.
Gosto muito de indicar água termal, com ativos anti-irritantes, durante o dia em peles mais sensíveis. Dessa forma conseguimos minimizar muito os efeitos do tempo, promovendo a hidratação, a atenuação de rugas finas, das manchas e da textura da pele.
Mas não demore, comece o quanto a cuidar de sua pele, procure seu dermatologista!

sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Hidrolipoclasia

A Hidrolipoclasia é a técnica que consiste na aplicação de soro fisiológico, associado muitas vezes com água destilada e medicações lipoliticas, em regiões com acúmulo de gordura , como abdômen, flancos, culotes, face interna da coxa e outros, com o intuito de reduzir medidas.
Após a injeção do soro é realizado um ultrassom onde ocorre a quebra das células de gordura, reduzindo então a quantidade de tecido adiposo no local. São necessárias em media cinco sessões para se perceberem os resultados. Podemos também associar essa técnica com a carboxiterapia aumentando muitos nossos resultados.

A técnica deve ser realizada por profissional médico e pode ser feita á nivel de consultório, em ambiente estéril, sem necessidade de anestesia, mas com todos os cuidados de assepsia. Em alguns pacientes podem ocorrer hematomas no local da aplicação, além de algum inchaço e dor que desaparecem em poucos dias.
Diferentemente da lipoaspiração, não se aspira a gordura, reduzindo os riscos da cirurgia e do pós operatório de uma lipo. A Hidrolipo é indicada para pequenas quantidades de gordura localizada, não sendo indicada como forma de emagrecer.
Se tiver dúvidas entre em contato fernandobezerra.dermato@uol.com.br

quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Cláudia fala de Celulite

A Revista CLAUDIA deste mês publicou uma matéria intitulada BUMBUM LISINHO para falar das técnicas, terapias, regimes e exercícios que prometem reduzir a ocorrência da celulite e eliminá-la.
Fiquei muito satisfeito em ver que a reportagem afirma que os processos já consagrados como a Carboxiterapia e a Drenagem Linfática foram destacados, justamente por que tem alcançado excelentes resultados, o que eu mesmo constato nas pacientes que aderem ao tratamento.
Se tiver interesse acesse o site da revista e leia a matéria na integra, e se tiver alguma dúvida ou pergunta sobre o assunto, escreva para meu email: fernandobezerra.dermato@uol.com.br

quarta-feira, 13 de setembro de 2006

SCULPTRA - Preenchedores

ESCULPINDO O ROSTO
O nosso rosto é a primeira coisa que as pessoas percebem em nossa aparência, mas as vezes este rosto não reflete mais como nos sentimos por dentro, com o tempo, com a idade.
Com o tempo nossa pele perde a sua aparência firme e jovem. Isto é o resultado de um processo natural de envelhecimento, a nossa pele sofre com a ação do tempo, do clima, se torna mais fina e perde sua elasticidade natural, com isto se torna mais flácida e começa a ficar marcada, surgem as marcas de expressão. O tecido gorduroso e hidratado, que ajuda a definir o contorno de nossa face diminui, o que aumenta as rugas e depressões (ilustração 1, acima)
Para nossa sorte a ciência tem evoluído cada vez mais neste aspecto, e muita coisa pode ser feita para retardar o envelhecimento, especialmente porque houve a compreensão geral que nossa auto-estima é a grande responsável pela nossa saúde,.
Um destes instrumentos é o SCULPTRA. O Sculptra é composto principalmente pelo ácido polilático, que tem sido usado como polímero na medicina há mais de 25 anos, para sutura de ossos e outros procedimentos cirúrgicos. e que desde 99 é usado para atenuação dos contornos faciais, mais de 150 mil pessoas já usaram, e aprovaram o Sculptra, em todo o mundo. E mesmo eu não gostando de falar diretamente de marcas comerciais, não tem jeito, Sculptra não tem substitutos.
O produto apresenta-se na forma de um pó, são as micro-partículas que devem ser hidratadas e diluídas para aplicação, e que ajudam a elevar as áreas deprimidas. Ele é um material biocompativel e biodegradável, e por ser um material sintético raramente ocasiona processos alérgicos.
A maneira como o material funciona é que é supreendente, pois ao ser injetado na derme profunda, no subcutâneo das áreas deprimidas, ele ativa a produção do colágeno, aumentando a espessura da pele.
Ai entra o especialista em dermatologia, a pessoa que tem o conhecimento e prática na técnica de aplicação do produto (ilustração 2, ao lado), que vai realmente "esculpir" o rosto do paciente, reduzindo sinais, completando sulcos, com ponots de aplicação precisos, buscando a restauração do aspecto natural de uma pele e um rosto saudáveis.
Numa primeira aplicação os pacientes até se decepcionam nos primeiros dias, pois o produto não tem uma ação imediata, nos primeiros dias ocorre um edema nas áreas em que o produto é aplicado e ele parece já estar funcionando, mas este edema é reabsorvido e a pele volta ao aspecto normal (ilustração 3, ao lado). A partir do décimo dia é que o estimulo á produção de colágeno começa a ocorrer, e a pele vai adquirindo naturalmente e progressivamente o aspecto desejado, tudo com um aspecto muito natural (ilustração 4, abaixo).
A duração dos efeitos do Sculptra é de até 2 anos, pois as microparticulas demoram a ser reabsorvidas pelo organismo devido a sua estrutura e peso molecular.
O produto é indicado principalmente para o incremento do volume de áreas deprimidas, particularmente para a correção de sulcos e depressões, mas também pode ser usado para a atenuação de cicatrizes e em terapia para pacientes com Lipodistrofia.
No congresso do último fim de semana pude ver estudos de casos com resultados surpreendentes do uso deste material, além de aperfeiçoar minha técnica num workshop da Aventis, que desenvolveu o Sculptra. Isto tudo é muito estimulante, pois cada vez que o médico vê em seu paciente a satisfação pelos resultados alcançados, ele sente que o seu trabalho ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Se tiver dúvidas ou comentários entre em contato fernandobezerra.dermato@uol.com.br .
*as informações e fotos deste artigo foram retirados do site oficial da Aventis, no Reino Unido.

segunda-feira, 11 de setembro de 2006

NOTICIAS de CURITIBA

Retornei ontem á noite do Congresso de Curitiba, onde, devido ao intenso rítmo dos trabalhos e cursos, foi impossível postar alguma coisa, como era minha vontade. Ao lado uma foto da recepção do congresso.
Acho que posso dizer, sem medo de errar, que este foi o congresso que mais se falou das questões relacionadas á medicina estética e cosmiatria, tive uma longa e muito proveitosa conversa com o Professor Walcinir Bedim, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética justamente sobre isto.
Do ponto de vista pessoal, posso dizer que o Congresso foi uma
oportunidade de reencontrar amigos e colegas dermatologistas de outras regiões do país, e também trocar experiências com estes profissionais, o que ajuda a reforçar nossos conhecimentos, pois, além da parte científica, é muito importante a troca de vivências e esperiências profissionais que ocorre nestes encontros.
Dei sorte pois o frio que previa não aconteceu. O único ponto destoante nesta harmonia foram os atrasos dos aviões, duas horas na ida e quase quatro horas na volta, provavelmente em função do excesso de trafego aéreo em decorrência do feriado, mas que deixam qualquer um de mau humor não é mesmo?
Aguardem os textos sobre as novidades do congresso que vou escrever ao longo da semana. Em especial um que vou falar do SCULPTRA para o tratamento da perda de gordura facial.

Se tiver dúvidas ou perguntas entre em contato pelo email fernandobezerra.dermato@uol.com.br

quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Curitiba, 6 a 10 de setembro

Como já tinha planejado, a partir de hoje á noite estarei em Curitiba para participar do Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O congresso promete muitas novidades e muitas notícias científicas, estou inscrito em vários cursos, alguns deles práticos, onde, com certeza, vou ter chance de apeifeiçoar meus conhecimentos e tomar contato com novas técnicas e pesquisas.
Normalmente também são apresentados muitos novos aparelhos, especialmente na área de cosmiatria, e novos produtos lançados pelos laboratórios. Retorno na segunda e conto as novidades.
Mas, quero deixar uma dica espeacial para este feriado prolongado que se aproxima:
Para quem tem PELE SECA:
- evite banhos quentes, a água quente remove a oleosidade natural da pele
- não use muito sabonete e não esfolie a pele (com uma bucha por exemplo), isto diminui a hidratação natural da pele, prefia sabonetes suaves.
- ao terminar o banho, ainda úmido, aplique um hidratante nas áreas ressecadas, mas o ideal é que você tenha a orientação de um dermatologista para lhe indicar o hidratante mais indicado para você
- não se preocupe em hidratar apenas a pele, beba bastante água, coma frutas legumes e verduras, hidratando-se de dentro para fora!
Para quem tem pele dita OLEOSA
- não use hidratantes nas áreas de pele oleosa, você provavelmentenão precisa, mesmo se depois de um banho sua pele parecer oleosa fique tranuila, fique tranquilo a oleosidade natural vai voltar.
- não lave o rosto com água quente, pois isto estimula a produção de mais oleosidade
- evite elimentos gordurosos, alimente-se equilibradamente dom verduras, frutas e legumes.
- só use produtos cosméticos que não tenham óleo em sua composição, inclusive filtros solares.
- e se sua pele também apresentar áreas vermelhas e descamações preocupe-se em procurar um Dermatologista, para ver se trata de dermatite seborreica
.

segunda-feira, 4 de setembro de 2006

ÉPOCA e VEJA falam sobre a pele

Nesta semana, as duas principais revistas semanais de informação trouxeram matérias falando sobre a pele. Na VEJA o artigo fala sobre dois casos bem sucedidos de cura de Melanoma (cancer de pele) através da terapia genética. O tratamento, a partir da manipulação de células tronco, consegui reverter quadros avançados de melanoma, uma notícia muito importante num país onde existe o diagnóstico de 116 mil novos casos de cancer de pele todo ano.
Já a revista ÉPOCA trouxe não um, mas dois artigos relacionados á Dermatologia e a pele.
O mais interessante, em especial para o publico leigo, é o que fala da terapia fotodinâmica, que pode "substituir a cirurgia em 70% dos tumores de pele, nos casos conhecidos como carcinoma basocelular", como diz a matéria, digo em especial para o público leigo porque a terapia fotodinâmica, e seus excelentes resultados, já são conhecidos dos dermatologistas há algum tempo.
O método consiste em se aplicar sobre a lesão um creme com metilaminolevulinato. Em seguida, a região do tumor é estimulada por uma luz vermelha, que tem um comprimento de onda capaz de atravessar a epiderme e chegar à camada mais profunda da pele. Este processo provoca uma reação química que elimina as células cancerígenas e preserva o tecido normal.
A outra máteria, mais "light", se intitula "será que dá para substiuir o bisturi?", e fala sobre os novos cosméticos que estão chegando ao Brasil, muitos deles com substâncias que prometem revoluções nos cuidados com o envelhecimento, até com recursos de nanotecnologia.
Se tiver algum comentário ou dúvida, por favor entre em contato no email:

sábado, 2 de setembro de 2006

MICOSES, quem quer falar disto?
Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, unhas e cabelos. Sabemos que os fungos estão em toda parte, até mesmo em nossa própria pele existem fungos que não nos causam doenças e se alimentam da queratina, que é uma substância encontrada a superfície da pele.
O problema começa quando estes fungos encontram condições favoráveis ao seu crescimento, tais como calor e umidade e passam a se reproduzir em maior quantidade e mais velozmente, causando então a doença. Sendo assim é importante saber que alguns hábitos de higiene são importantes para evita-las
. Procure evitar os tecidos sintéticos, principalmente em suas roupas intimas, além do algodão existem diversos tecidos que ajudam a evitar que a pele fique úmida.
. Roupas muito quentes ou muito justas também podem criar condições para o cresciemtno dos fungos
. Ao sair do banho perca alguns minutos para se secar com calma, especialmente nas regiões de dobras de pele, como os dedos dos pés, axilas e virilha.
. Evite ficar com roupas molhadas por tempo prolongado, em especial maiôs e sungas.
. Nem preciso dizer que vestiários, piscinas e saunas são os lugares favoritos dos fungos, não ande descalço neste locais.
. Para as mulheres e homens que fazem suas unhas, procure ter seu próprio material de manicure, ou tenha certeza de que os materiais forma devidamente esterlizados, e isto não é só por causa dos fungos.
. Ao lavar louças ou ter contato com a terra procure usar luvas
. Mantenha seus pés sempre secos e ventilados, evite usar sapatos fechados quando não houver necessidade, tente usar calçados mais largos, e use sempre meias que facilitem a transpiração

E a dica mais importante, se, mesmo com estes cuidados perceber alguma micose ou alteração na pele, procure um dermatologista de sua confiança, se você iniciar o tratamento o quanto antes, a cura será mais rápida. Evite usar medicamentos que outras pessoas usaram para micoses que parecem iguais á sua, voc~e pode mascarar seus sintomas e dificultar o diagnóstico e tratamento.
Se tiver dúvidas sobre este ou outros assuntos relacionados á pele me mande um email
fernandobezerra.dermato@uol.com.br