quarta-feira, 13 de setembro de 2006

SCULPTRA - Preenchedores

ESCULPINDO O ROSTO
O nosso rosto é a primeira coisa que as pessoas percebem em nossa aparência, mas as vezes este rosto não reflete mais como nos sentimos por dentro, com o tempo, com a idade.
Com o tempo nossa pele perde a sua aparência firme e jovem. Isto é o resultado de um processo natural de envelhecimento, a nossa pele sofre com a ação do tempo, do clima, se torna mais fina e perde sua elasticidade natural, com isto se torna mais flácida e começa a ficar marcada, surgem as marcas de expressão. O tecido gorduroso e hidratado, que ajuda a definir o contorno de nossa face diminui, o que aumenta as rugas e depressões (ilustração 1, acima)
Para nossa sorte a ciência tem evoluído cada vez mais neste aspecto, e muita coisa pode ser feita para retardar o envelhecimento, especialmente porque houve a compreensão geral que nossa auto-estima é a grande responsável pela nossa saúde,.
Um destes instrumentos é o SCULPTRA. O Sculptra é composto principalmente pelo ácido polilático, que tem sido usado como polímero na medicina há mais de 25 anos, para sutura de ossos e outros procedimentos cirúrgicos. e que desde 99 é usado para atenuação dos contornos faciais, mais de 150 mil pessoas já usaram, e aprovaram o Sculptra, em todo o mundo. E mesmo eu não gostando de falar diretamente de marcas comerciais, não tem jeito, Sculptra não tem substitutos.
O produto apresenta-se na forma de um pó, são as micro-partículas que devem ser hidratadas e diluídas para aplicação, e que ajudam a elevar as áreas deprimidas. Ele é um material biocompativel e biodegradável, e por ser um material sintético raramente ocasiona processos alérgicos.
A maneira como o material funciona é que é supreendente, pois ao ser injetado na derme profunda, no subcutâneo das áreas deprimidas, ele ativa a produção do colágeno, aumentando a espessura da pele.
Ai entra o especialista em dermatologia, a pessoa que tem o conhecimento e prática na técnica de aplicação do produto (ilustração 2, ao lado), que vai realmente "esculpir" o rosto do paciente, reduzindo sinais, completando sulcos, com ponots de aplicação precisos, buscando a restauração do aspecto natural de uma pele e um rosto saudáveis.
Numa primeira aplicação os pacientes até se decepcionam nos primeiros dias, pois o produto não tem uma ação imediata, nos primeiros dias ocorre um edema nas áreas em que o produto é aplicado e ele parece já estar funcionando, mas este edema é reabsorvido e a pele volta ao aspecto normal (ilustração 3, ao lado). A partir do décimo dia é que o estimulo á produção de colágeno começa a ocorrer, e a pele vai adquirindo naturalmente e progressivamente o aspecto desejado, tudo com um aspecto muito natural (ilustração 4, abaixo).
A duração dos efeitos do Sculptra é de até 2 anos, pois as microparticulas demoram a ser reabsorvidas pelo organismo devido a sua estrutura e peso molecular.
O produto é indicado principalmente para o incremento do volume de áreas deprimidas, particularmente para a correção de sulcos e depressões, mas também pode ser usado para a atenuação de cicatrizes e em terapia para pacientes com Lipodistrofia.
No congresso do último fim de semana pude ver estudos de casos com resultados surpreendentes do uso deste material, além de aperfeiçoar minha técnica num workshop da Aventis, que desenvolveu o Sculptra. Isto tudo é muito estimulante, pois cada vez que o médico vê em seu paciente a satisfação pelos resultados alcançados, ele sente que o seu trabalho ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Se tiver dúvidas ou comentários entre em contato fernandobezerra.dermato@uol.com.br .
*as informações e fotos deste artigo foram retirados do site oficial da Aventis, no Reino Unido.