sábado, 2 de setembro de 2006

MICOSES, quem quer falar disto?
Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, unhas e cabelos. Sabemos que os fungos estão em toda parte, até mesmo em nossa própria pele existem fungos que não nos causam doenças e se alimentam da queratina, que é uma substância encontrada a superfície da pele.
O problema começa quando estes fungos encontram condições favoráveis ao seu crescimento, tais como calor e umidade e passam a se reproduzir em maior quantidade e mais velozmente, causando então a doença. Sendo assim é importante saber que alguns hábitos de higiene são importantes para evita-las
. Procure evitar os tecidos sintéticos, principalmente em suas roupas intimas, além do algodão existem diversos tecidos que ajudam a evitar que a pele fique úmida.
. Roupas muito quentes ou muito justas também podem criar condições para o cresciemtno dos fungos
. Ao sair do banho perca alguns minutos para se secar com calma, especialmente nas regiões de dobras de pele, como os dedos dos pés, axilas e virilha.
. Evite ficar com roupas molhadas por tempo prolongado, em especial maiôs e sungas.
. Nem preciso dizer que vestiários, piscinas e saunas são os lugares favoritos dos fungos, não ande descalço neste locais.
. Para as mulheres e homens que fazem suas unhas, procure ter seu próprio material de manicure, ou tenha certeza de que os materiais forma devidamente esterlizados, e isto não é só por causa dos fungos.
. Ao lavar louças ou ter contato com a terra procure usar luvas
. Mantenha seus pés sempre secos e ventilados, evite usar sapatos fechados quando não houver necessidade, tente usar calçados mais largos, e use sempre meias que facilitem a transpiração

E a dica mais importante, se, mesmo com estes cuidados perceber alguma micose ou alteração na pele, procure um dermatologista de sua confiança, se você iniciar o tratamento o quanto antes, a cura será mais rápida. Evite usar medicamentos que outras pessoas usaram para micoses que parecem iguais á sua, voc~e pode mascarar seus sintomas e dificultar o diagnóstico e tratamento.
Se tiver dúvidas sobre este ou outros assuntos relacionados á pele me mande um email
fernandobezerra.dermato@uol.com.br