terça-feira, 19 de setembro de 2006

Tratamentos tópicos para o envelhecimento

Existem vários produtos no mercado, manipulados e industrializados, que tem efeitos na renovação celular, na formação do colágeno, hidratação e clareamento de manchas. Eu tenho alguns produtos que uso e recomendo como o ácido retinóico e seus derivados; tretinoina, retinol, retinaldeidos e produtos com vitamina C - que tem potente ação anti oxidante – além de ativos que estimulam colágeno como elastinol, peptídeos sintéticos, e também os tensores e os ativos clareadores.
Na realidade, para poder indicar os melhores produtos, um dermatologista deverá avaliar sua pele, seu grau de envelhecimento e suas características como oleosidade, sensibilidade, pigmentação e elasticidade. A partir daí seu dermatologista deve organizar um bom planejamento com o uso de ácidos, dermocosméticos, e uma boa orientação do uso de filtros solares adequados para você, para prevenir o envelhecimento e as doenças de pele.
De acordo com cada pele, com cada pessoa, eu indico uma rotina diferentes. Pessoas com peles mais tolerantes podemos indicar um ácido a noite, já em peles mais sensíveis devemos indicar derivados menos agressivos.
Eu, por exemplo, uso a vitamina C e os protetores solares específicos durante o dia, mas esta não é uma indicação para todos. O retinol, os retinaldeídos são menos irritantes, o que minimiza muito a vermelhidão e a descamação , um dos inconvenientes do acido retinoico.
Gosto muito de indicar água termal, com ativos anti-irritantes, durante o dia em peles mais sensíveis. Dessa forma conseguimos minimizar muito os efeitos do tempo, promovendo a hidratação, a atenuação de rugas finas, das manchas e da textura da pele.
Mas não demore, comece o quanto a cuidar de sua pele, procure seu dermatologista!