segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Obrigado pelo apoio!
Um bom natal!
Um feliz 2008!

Sempre que o ano termina somos compelidos a fazer uma avaliação do que aconteceu. E minha avaliaçao neste ano é extremamente positiva, especialmente no campo profissional, com a inauguração da nova clínica e a ampliação de nossa atuação.
Mas isto só foi possível pela ajuda e apoio que recebemos de todos os que nos procuraram, que confiaram em meu conhecimento e dedicação, que num primeiro momento são chamados de pacientes mas que passam rapidamente a serem amigas e amigos.
Quero agradecer a vocês, e desejar que o "papai noel" seja muito generoso trazendo muita felicidade e alegria para vocês poderem usar durante todo o ano de 2008.
Quero também agradecer o apoio de todos os que trabalham conosco, direta e indiretamente, desde minha assistente Lilian Gregório, lembrando da Lourdes Colucci, Olivia Pastitucci, Ivone da limpeza, Antonio e Leandro da segurança, Fabiano, Vitor e Clarissa do Power Plate, Julio, Vanessa e Fabiana do Pilates e todos os outros, desde a pessoa que nos entrega os medicamentos, até o pessoal responsavel pelos lasers.
Muito obrigado a todos, espero que caminhemos juntos neste ano, pois seu apoio para mim é fundamental!

Um abraço a todos!
Fernando Bezerra

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Mais sobre depilação

A Revista Digital VBS do de Londrina-Paraná, republicou a matéria sobre a OPERAÇÃO VERÃO, em que falei sobre os diversos tipos de métodos depilatórios, publicada originalmente no site da Cristian Arcangelli.
Se você não teve chance de ler a matéria na época clique no link:

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

O GLOBO fala sobre depilação

Nesta terça feira o site do Jornal O GLOBO publicou uma matéria falando sobre depilação, e sobre os cuidados que devem ser adotados no verão, intitulada DEPILAÇÃO DE VERÃO: CUIDADOS PARA FICAR BONITA SEM AGREDIR A PELE.

Para a matéria fui entrevistado pela jornalista Renata Cabral, e falei um pouco sobre os diversos métodos depilatórios, também foi entrevistado o Dermatologista Alexandre Filippo, coordenador do departamento de laser da SBD.

A matéria traz até uma dica de depilação com cera caseira, feita pela Maria de Lourdes Colucci, esteticista de nossa clínica.

Você pode ler a matéria no link :

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2007/12/18/327661669.asp (se você não é cadastrado no site vai precisar cadastrar-se, mas é simples e rápido- sem nenhum custo)

Você também pode acessar duas outras matérias que escrevi.

Uma sobre DEPILAÇÃO DEFINITIVA no link :

http://clinicafb.blogspot.com/2007/07/2-de-agosto-epilao-laser-nem-preciso.html

E outra sobre DEPILAÇÃO MASCULINA no link :

http://clinicafb.blogspot.com/2006/05/depilao-masculina-por-razes-estticas.html

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Efeito "Cinderella"

Em muitas matérias sobre beleza se fala no "efeito Cinderella", que seriam procedimentos, utilizados tanto por mulheres quanto por homens, em geral cosméticos de uso tópico, que prometem realçar ou disfarçar alguns aspectos estéticos de maneira quase instantânea, possibilitando á pessoa uma apresentação valorizada para um momento especial, que pode ser uma cerimônia, uma entrevista de emprego, um encontro amoroso ou até mesmo um momento de renovar a auto estima.
Mas, do mesmo modo que a mágica feita pela fada-madrinha, os efeitos destes cosméticos perduram por pouco tempo, fazendo com que a pessoa volte a ser "abóbora" no dia seguinte.
A dermatologia também tem oferecido, além do conhecimento na área de cosmiatria, diversos protocolos, alguns deles minimamente invasivos, que tem efeitos e resultados que também poderiam ser chamados, sem medo de errar, de "efeito Cinderella", por oferecerem resultados quase imediatos.
A toxina botulínica pode ser considerado um deles, as aplicações pontuais, quase artisticas, executadas pelos dermatologistas com prática em sua utilização, realçam e valorizam muitos aspectos da fisionomia e tem seu efeito a partir do segundo ou terceiro dia da aplicação.
Os preenchedores, utilizados no preenchimento labial, esculpindo lábios, ou reduzindo sulcos e cicatrizes, também tem efeito quase imediato, como fazem o ácido hialurônico e o ácido polilático.
O Laser TITAN já é conhecido pelas atrizes de Hollywood como "Laser Cinderella" ou "Laser do Oscar", pois seus efeitos no realce do tônus muscular são vistos na primeira aplicação, dizem até que algumas atrizes se submetem ao procedimento horas antes de terem que se apresentar em público, tal sua eficácia. Já o Laser ACCENT PRO tem efeitos visiveis em relação á celulite também no momento de sua aplicação.
O peeling de cristal e de diamante também tem seu "efeito Cinderella", uma vez que a textura da pele é renovada imediatamente, sem necessidade de aguardar o processo de descamação e renovação celular dos peelings químicos.
Alem disto, os "efeitos Cinderella" dos protocolos realizados nos consultórios dos Dermatologistas, tem a vantagem de perdurarem por mais tempo, semanas ou meses na maioria dos casos. O que pode deixar as pessoas, homens e mulheres, ainda mais entusiasmados.
Mas é importante que você procure orientação de um Dermatologista de sua confiança, só ele poderá determinar quais os melhores tratamentos e as possibilidades de eles oferecem para cada pessoa, lembrando é claro, que nenhum "efeito Cinderella" vai substituir um tratamento contínuo, com acompanhamento médico personalizado e os cuidados do dia-a-dia que são importantes.
Se tiver interesse em ler outras matérias sobre assutos relacionados á beleza e pele veja na lista da direita os principais assuntos abordados em textos anteriores.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Cuidados Pessoais - Barba
O canal de televisão MIX TV (23 na NET, 14 na TVA) semanalmente oferece dicas de beleza e saúde, que são veiculadas ao longo da programação.
A convite da jornalista Fernanda Garroux participei esta semana de uma dica de beleza especialmente voltada aos homens, que fala dos cuidados com o barbear, falando especialmente do cuidado para evitar infecções e pêlos encravados.
A matéria,que também tem várias outras dicas sobre os cuidados que os homens podem ter com seu rosto, pode ser acessada no link http://www.mixtv.com.br/dir/hotmidia/2007-12-11/cuidadosPessais_2008-12-11/vid.wmv
Parabenizo a MIX TV pela iniciativa e agradeço terem me convidado.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Foliculite

infecção dos folículos pilosos

Foliculite é o nome que damos á infecção dos folículos pilosos, e ela é causada por bactérias (estafilococos) muitas vezes favorecida pelo suor ou umidade. Uma outra possibilidade de ocorrer uma foliculite é nos métodos depilatórios ou no barbear.

Normalmente superficial a foliculite caracteriza-se pela formação de pústulas com ligeira vermelhidão ao redor. Alguns casos não apresentam pûs, aparecendo apenas vermelhidão. Quando as lesões são mais profundas, formam-se lesões elevadas e avermelhadas que podem ter ponto de pus. Normalmente o quadro também inclui dor e coceira no local.

Pode atingir pessoas de qualquer idade, sendo mais com comum na barba no caso dos homens e na virilha no caso das mulheres.

O tratamento é feito com antibióticos de uso tópico ou orais específicos para a bactéria causadora , além de rigorosos cuidados antissépticos. Algumas lesões podem necessitar de drenagem cirúrgica, e quando não tratados adequadamente podem ocasionar cicatrizes nas áreas afetadas.

Existem alguns tipos de foliculite específicas: A foliculite decalvante, por exemplo, leva à atrofia do pêlo, deixando áreas de alopécia que aumentam com a progressão da doença.
Já a sicose da barba (foliculite da barba) tem característica crônica e pode formar placas avermelhadas, inflamatórias, com inúmeras pústulas e crostas.

Outro tipo de foliculite é a "queloideana", comum em homens negros, que forma lesões agrupadas que deixam cicatrizes endurecidas na região da nuca.

Se você apresenta algum tipo de infecção em seus pêlos, procure a ajuda de um dermatologista, evitando que evoluam para quadros que gerem cicatrizes e marcas para toda a vida

Se quiser laer mais artigos sobre a pele e o corpo veja na coluna da direita a lista dos assuntos qué já abordei em outros textos.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Quem disse que não podemos tomar SOL?

Sei que os dermatologistas costumam falar muito dos problemas causados pela radição solar, que vão desde o desenvolvimento de doenças de pele ao envelhecimento precoce, o que pode deixar a impressão que estamos dizendo que devemos evitar o SOL, como se fosse um inimigo. Mas a realidade não é bem esta.
O SOL pode trazer também inúmeras benesses, aliás, nossa saúde depende do SOL.
Em primeiro lugar é importante que você saiba que 90% da vitamina D que nosso corpo precisa vem da exposição solar. O SOL também evita doenças como raquitismo, osteoporose, e até previne alguns tipos de câncer, como o de cólon.
A recomendação é aproveitar a porção B da radição ultravioleta, irradiada antes das 10 horas da manhã, por 10 a 15 minutos, para expor seu corpo ao sol, sem proteção solar, pois este reduziria a absorção de vitamina D.
Mas fora deste horário, proteção solar o tempo todo!

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

TITAN na Veja
A Revista VEJA desta semana traz duas matérias que interessam aos que me lêem porque falam de assuntos que costumo abordar em meus textos.
Na seção BELEZA a matéria intitulada " Em busca do colágeno perdido", a Revista destaca a ação dos diversos lasers disponíveis no mercado, com grande destaque para o TITAN, cujo efeito praticamente imediato, tem feito sucesso com muitas mulheres e homens em busca do rejuvenescimento e de uma pele mais firme e viçosa.
Eu, que já utulizo o equipamento em muitos pacientes desde que foi lançado no ano passado, posso realmente dizer que os efeitos do TITAN, no estimulo ao colágeno e aumento da sustentabilidade da pele, são entusiasmantes. O texto da Revista sobre o funcionamento do TITAN está muito preciso, com alguns infográficos bastante elucidativos.
A conclusão da matéria é clara: mantenha seu colágeno em ordem e pareça mais jovem! E minha dica para isto também é manter sempre a pele bem hidratada! Beba muita água!
Se quiser ler mais sobre o TITAN, veja na coluna da direita do site, no índice, a matéria sobre o aparelho e sua atuação.
Já a matéria de capa, intitulada "As doenças da emoção", fala do componente emocional no surgimento e evolução de quadros de doenças, a somatização, onde disturbios de ordem psquica e emocional traduzem-se em quadros orgânicos.
Na realidade a dermatologia há muito sabe da influência dos estados emocionais dos pacientes na evolução das doenças, pois diversas doenças e tratamentos respondem ao estado emocional das pessoas. Citando a revista:
" É bastante comum sentir na pele as aflições psiquicas. Isso porque a pele é um orgão repleto de terminações nervosas, o que a torna muito sensível ás alterações da química cerebral. Pessoas ansiosas, depressivas ou estressadas tendem a desenvolver ou piorar problemas como dermatite, acne, psoríase, queda de cabelo" e ainda ... hiperhidrose, prirido, vitiligo, herpes.
Vale a pena ler estas matérias na íntegra, disponíveis inclusive no site da Revista.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Hipoderme, derme e epiderme

Para cuidarmos de nossa pele, e procurarmos diminuir os efeitos do envelhecimento, acho importante entender comonossa pele funciona e seus princiapis atributos.
Nossa pele exerce diversas funções: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato).
A pele é um órgão vital, sem ela, nossa sobrevivência seria impossível. Ela é considerada o maior orgão do corpo humano, correspondendo a 16% de nosso peso corporal, e é formada por três camadas: hipoderme, derme e epiderme.
A hipoderme é a porção mais profunda da pele, também chamada de tecido celular subcutâneo, é composta por feixes de tecido conjuntivo que envolvem células gordurosas (adipócitos) e formam lobos de gordura. Sua estrutura fornece proteção contra traumas físicos, além de ser um depósito de calorias.
A derme é a camada intermediária, localizada entre a epiderme e a hipoderme, e é responsável pela resistência e elasticidade da pele. É constituida por tecido conjuntivo (fibras colágenas e elásticas), vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e terminações nervosas. Os folículos pilossebáceos e glândulas sudoríparas, originadas na epiderme, também localizam-se na derme.
A epiderme é a camada mais externa da pele, é constituída por células epiteliais com disposição semelhante a uma "parede de tijolos". Estas células (queratinócitos) são produzidas na camada mais inferior da epiderme (camada basal ou germinativa) e em sua evolução em direção à superfície sofrem processo de queratinização ou corneificação, que dá origem à camada córnea, composta basicamente de queratina, uma proteína responsável pela impermeabilização da pele.
O processo natural de renovação constante da epiderme faz com que as células da camada mais externa sejam permanentemente eliminadas e substituídas por outras. Além dos queratinócitos encontram-se também na epiderme: os melanócitos, que produzem o pigmento que dá cor à pele (melanina) e células de defesa imunológica.
Esta camada da pele dá origem aos anexos cutâneos: unhas, pêlos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. A abertura dos folículos pilossebáceos (pêlo + glândula sebácea) e das glândulas sudoríparas na pele formam os orifícios conhecidos como poros.
Existem pêlos por toda a superfície da pele, exceto nas palmas das mãos e plantas dos pés, eles podem ser minúsculos e finos (lanugos) ou grossos e fortes (terminais). No couro cabeludo, os cabelos são cerca de 100 a 150 mil fios e seguem um ciclo de renovação no qual aproximadamente 70 a 100 fios caem por dia para mais tarde darem origem a novos pêlos.
Este ciclo de renovação apresenta 3 fases: anágena (fase de crescimento) - dura cerca de 2 a 5 anos, catágena (fase de interrupção do crescimento) - dura cerca de 3 semanas e telógena (fase de queda) - dura cerca de 3 a 4 meses.
As glândulas sudoríparas produzem o suor e têm grande importância na regulação da temperatura corporal. São de dois tipos: as écrinas, que são mais numerosas, existindo por todo o corpo e produzem o suor eliminando-o diretamente na pele. E as apócrinas, existentes principalmente nas axilas, regiões genitais e ao redor dos mamilos, estas são as responsáveis pelo odor característico do suor, quando a sua secreção sofre decomposição por bactérias.
Já as glândulas sebáceas produzem a o sebo (oleosidade) da pele, que eliminam através do folículo pilo-sebáceo. Mais numerosas e maiores na face, couro cabeludo e porção superior do tronco, não existem nas palmas das mãos e plantas dos pés.
Agora que falamos um pouco mais sobre a estrutura da pele, fica mais fácil entender como funcionam os protocolos que buscam rejuvenescer a pele, reduzir os depósitos de gordura, diminuir a queda de cabelos, reduzir a sudorese e retardar o envelhecimento, entre outros.
Os peelings, por exemplo, em suas diversas aplicações, atuam basicamente acelerando o processo de renovação celular da epiderme, estimulando o surgimento de novas camadas de pele.
Se tiver perguntas ou sugestões escreva para fernandobezerra.dermato@uol.com.br ou veja na coluna da direita o índice com os artigos publicados anteriormente.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

II Simpósio Internacional de Laser

Neste final de semana, entre os dias 30 de novembro e 1 de dezembro, estarei participando do II Simpósio Internacional de Laser, no hotel Windsor, na Barra da Tijuca. São esperados 600 dermatologistas, devido a enorme procura, todas as vagas já foram preenchidas.
Segundo o coordenador do evento, dr. Alexandre Filippo, 70% do programa será voltado para aulas práticas. Ele salienta que a abordagem dos aparelhos feita por profissionais com vasta experiência pode ser mais ética e proveitosa para os dermatologistas. “Vamos destacar os benefícios reais de cada técnica”, afirma.
Para inovar, durante as conferências vai haver um moderador na platéia, que facilitará a comunicação do público com os professores. “Todos poderão tirar dúvidas a cada palestra”, explica o dr. Alexandre Filippo. No elenco, experts brasileiros no assunto, além de palestrantes internacionais. “A expectativa é de que o II Simpósio Internacional de Laser seja o maior evento dos moldes no Brasil e um dos maiores da dermatologia”, finaliza.
Acho que vai ser uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento e de aprofundamento dos conhecimentos nas diversas técnicas em laserterapia. Quando voltar espero poder traduzir este conhecimento em amsi benefícios e resultados a meus pacientes.

sábado, 24 de novembro de 2007

"Celulite de Daniella Sarahyba é normal", diz especialista

O site TERRA publicou, nesta última sexta, uma materia comentando o fato da modelo Daniella Sarahyba ter sido fotografada enquanto andava na praia, e que esta foto mostrava que a modelo apresenta celulite. O que ao que parece seria inimaginável por muita gente.

Fui contactado pelo site para comentar o assunto.

A matéria completa está em :

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

MANTHUS para Gordura Localizada, Celulite, Flacidez ...

Em função do site, , recebo muitas perguntas por email sobre diversos assuntos. ultimamente muitas pessoas tem me escrito para perguntar sobre o MANTHUS, sobre sua utilização e suas indicações.
Manthus é o nome de um aparelho que combina ultra-som e correntes elétricas. O ultra-som quebra as células adiposas em particulas menores, e a corrente polarizada faz com que essas particulas sejam aliminadas pela urina.
O aparelho também tem efeito de eletroporação, ondas eletromagnéticas que abrem os poros e permitem que os ativos cheguem ao interior da célula, por isto é importante utilizar produtos de qualidade na aplicação.
As principais indicações deste tipo de ultra-som são no combate á celulite e á gordura localizada. Também pode ser indicado nos tratamentos pós-cirúrgicos dos hematomas provocados por cirurgias plásticas e lipos pois ao aumentar a atividade metabólica, resultando em rápida reabsorção de hematomas pós cirúrgicos e na eliminação das aderências que ficam no abdômen. Aplicações de Hidrolipoclasia, aplicação prévia, antecedendo cirurgias plásticas, lipoaspiração e lipoescultura.
Este tipo de parelho não pode ser aplicado no rosto, mas pode ser aplicado no abdomen, culote, pernas, dorso, braços e glúteos, e pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres. Não há dor na aplicação, a sensação é de formigamento e aquecimento e não há perigo de hematomas.
É um procedimento bastante seguro, mas é importante que a indicação e a aplicação tenham acompanhamento de um médico, o aparelho tem tecnologia nacional e registro na ANVISA, o que é muito importante levar em consideração quando se fala em novos tratamentos.
Outro método efetivo é a carboxiterapia, e consiste na injeção de um gás inerte, o próprio CO2, que é medicinal e é um gás que nós respiramos, no subcutâneo. Essa técnica já era utilizada há muito tempo para fins o tratamento de arteriopatias; doenças arteriais e venosas, e também como uso em psoríase e eczemas crônicos.Há mais ou menos 20 anos vem sendo utilizado em medicina estética para tratamento, inicialmente de celulite, gordura localizada e flacidez , sendo observado cada vez mais resultados como a diminuição de papada do pescoço ou mesmo flacidez da face. Além de um eficaz instrumento para estrias, amenizando essas terríveis inimigas do público feminino, e também masculino.
A técnica consiste na injeção de gás no subcutâneo promovendo um aumento da oxigenação e do metabolismo local, melhorando as trocas metabólicas e promovendo queima e mobilização da gordura. Há também o efeito da irritação do gás no local.Algumas pessoas sentem um leve desconforto no local da aplicação, que vai diminuindo com o passar das sessões, eventualmente podem ocorrer, como acontece com a intradermoterapia, hematomas leves no local do procedimento.
São necessárias de 8 a 12 sessões, 2 vezes por semana, para ver os primeiros resultados. Cada sessão dura em média 30 minutos, e em nossa clinica gosto de associar este tratamento com sessões de drenagem ou outros procedimentos estéticos.O procedimento é eficaz e seguro, podendo ser feito no consultório sem nenhuma complicação, apenas sendo contra-indicado para gestantes, ou pessoa que apresentem infecções ou sangramentos no local.
Consulte um Dermatologista de sua confiança sobre os tratamentos integrados e as associações possíveis para seu caso. E se tiver dúvidas sobre o procedimento, me mande um email : fernandobezerra.dermato@uol.com.br

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Cancer de Pele

CUIDE-SE! Campanha Nacional Contra o Câncer de Pele
Para os brasileiros, pele bronzeada é sinônimo de beleza e saúde. No entanto, especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) advertem: a exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à pele, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil - o da pele. As últimas estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2006, previram 122.400 novos casos da doença. Preocupada com esses números alarmantes, a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou, em 1999, o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP).
A principal ação do PNCCP é a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, que acontece anualmente, em todo o país. A próxima edição, coordenada pelos drs. Lúcio Bakos, Marcus Maia e Selma Cernea, será no dia 24 de novembro de 2007. Cerca de três mil dermatologistas cadastrados pela SBD se mobilizarão para gratuitamente prestar atendimento e tratamento dos casos de câncer detectados. A ação da SBD destaca, sobretudo, os cuidados que os pais devem ter com as crianças: segundo pesquisas realizadas pela entidade, se os cuidados com a pele forem adotados desde a infância, as possibilidades de desenvolvimento da doença são reduzidas em até 85%.

Entre no site da campanha e veja aonde realizar o exame, gratuitamente, em todo o Brasil. Lembre a campanha é neste sábado, 24 de novembro, em todo o país.


quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Manchas na Gravidez
Recebi a seguinte pergunta de uma leitora do site, e quero dividir a resposta com vocês, veja na coluna da direita deste site a lista dos artigos publicados, talvez você encontre outros assuntos de seu interesse:


“Por que as manchas de gravidez são tão difíceis de eliminar? Não tomo sol, uso protetor 100, mas parece que nada adianta. É como se viesse de dentro pra fora. Quanto mais cuido mais aparece. Estou bastante chateada e morro de vergonha do meu problema. O que tamparia as manchas em caso de maquiagem? "

Paradoxalmente, a gravidez, que deveria ser apenas um momento de extrema felicidade e expectativa, pode ser motivo de aborrecimento para muitas mulheres, em virtude não só das mudanças de rotina que ocorrem, mas principalmente pelas mudanças no corpo.
No caso da pele, as mudanças metabólicas, endócrinas e imunológicas podem levar ao aparecimento de manchas, acne, estrias e mudança na textura da pele, entre os sintomas mais comuns e que atingem, em diversos níveis, cerca de 80% das gestantes, em especial nas mulheres que estão ficando grávidas pela primeira vez.
O curioso é que alguns problemas, como é o caso da acne, podem diminuir drasticamente durante a gravidez, em função das mesmas mudanças. As manchas de pele, tecnicamente chamadas de melasmas, são na realidade uma defesa do organismo á exposição solar, seu aparecimento pode estar relacionados á fatores genéticos, hormonais e também ao uso de anti-concepcionais.
Então, respondendo á pergunta, poderíamos dizer que sim, as manchas “vem de dentro para fora” sendo a exposição á radiação ultra-violeta um dos fatores etiológicos mais significativos para o aparecimento de manchas.
Na gravidez, muitas mulheres que já tem a tendência ao aparecimento de manchas tem este problema agravado, enquanto outras vem este problema surgir pela primeira vez, a boa noticia é que com o nascimento do bebê, os problemas de pele surgidos durante a gravidez tendem a regredir.
Durante a gravidez minha orientação é que não se lance mão de nenhum procedimento que agrida ou irrite a pele, a mulher não deve fazer peelings, nem protocolos de lasers.
Primeiramente, deve utilizar proteção solar, tanto proteção química, com o uso de protetores solares, quanto proteção física, como bonés, roupas com tecidos com proteçao solar ou de manga-longa quando possível. A utilização do protetor solar é mais importante do que você imagina, pois existem estudos que mostram que ocorre uma redução significativa da tonalidade das manchas de pele apenas com a utilização do protetor, porque , como disse, as manchas são uma reação á exposição.
Mas não recomendo a utilização de bloqueadores solares, pois seu organismo também precisa das benesses do sol, inclusive durante a gravidez, converse com seu ginecologista e veja que ele vai lhe dizer isto. Um protetor FPS 30 já é muito bom, lembrando que você deve tomar cuidado em reaplicar ao longo do dia e também evitar expor-se ao sol das 10 ás 15 horas, horário em que os raios ultra-violeta são mais fortes.
Durante a gravidez, sempre com orientação de um dermatologista, você pode lançar mão de cremes clareadores, os chamados dermo-cosméticos, á base de vitamina C e vitamina E, com substâncias anti-oxidantes, que vão ajudar a iniciar o processo de clareamento das manchas.
Com relação á maquiagem, existem inúmeros produtos, bases, disponíveis em diversas tonalidades de pele e com fatores de proteção solar, que podem ser utilizados, algumas delas com fixação que perdura por 12 ou até 16 horas.
Após a gestação, caso o problema persista, ai sim você pode lançar mão de um arsenal de possibilidades que a Dermatologia e a ciência colocam á disposição. Podem ser feitos protocolos á base de peelings clareadores de forma seriada, pode-se também incluir nestes protocolos o uso do laser entre outras alternativas.
Sei que tudo isto aborrece e constrange a mulher que apresenta o problema de manchas de pele, mas o melhor conselho que posso lhe dar é que neste momento você deve cuidar de seu bebê, adiando o uso de procedimentos agressivos e irritantes, pois como seu metabolismo está todo dirigido com a vida que você esta gestando, podem ocorrer reações adversas.
Mesmo estando envergonhada com estas questões, sem vontade de sair de casa, devo lhe pedir que se mantenha tranqüila, calma. pois é importante lembrar que muitas reações de nosso organismo, em especial de nossa pele, estão relacionadas á fatores emocionais.
O ideal é procurar desde já o acompanhamento de um Dermatologista de sua confiança, que tenha experiência nas questões estéticas, pois ele poderá lhe orientar e acompanhar a evolução do tratamento cuidando para que as manchas atuais não aumentem.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Verão também lembra...picada de inseto?


Com o verão, além dos cuidados com o sol, também temos que estar atentos aos insetos, uma vez que nosso corpo fica mais exposto quando estamos na praia, em caminhadas ou praticando esportes. E é importante não deixar que sua pele seja sacrificada por este pequeno inimigo.
Os mais comuns são os pernilongos, as abelhas e as formigas.
As FORMIGAS atacam normalmente quando pisamos nelas ou quando nos apoiamos em algum local que elas estejam. A picada arde mais do que dói, porque o inseto esguicha seu veneno, causando queimadura.
As ABELHAS (e vespas) são mais comuns durante o dia e elas podem estar perto de mesas em função dos refrigerantes e bebidas alcoólicas. A picada dói muito e há o inchaço da área, um perigo adicional no caso da abelha é a pessoa engolir a abelha sem querer, e ter uma picada na garganta, ocasionando um edema de glote por exemplo.
Um curiosidade é que as abelhas são atraídas por roupas escuras e reagem a movimentos bruscos, justamente o que a pessoa faz quando tenta fugir ou se desvencilhar delas.
Por último temos os PERNILONGOS e borrachudos, que são mais ativos no fim da tarde e á noite e também são atraídos pela pele e roupas escuras. A picada coça bastante e forma uma mancha avermelhada. Um dica para fugir dos pernilongos é evitar usar perfumes e usar roupas claras, o uso de repelentes também é aconselhável, mas lembre-se de fazer um teste de alergia numa área sensível de seu corpo, embaixo do antebraço por exemplo, alguma horas antes de espalhar no corpo inteiro.
Na maioria dos casos um medicamento tópico ajuda a aliviar a dor e conter os sintomas, mas o ideal é que você use um medicamento prescrito por seu dermatologista, evitando soluções caseiras ou auto-medicação, pois o medicamento errado pode causar mais reações alérgicas ainda.
Pessoas alérgicas tem que ficar particularmente atentas, especialmente no caso de picadas múltiplas, que são muito comuns no caso de abelhas e formigas.
Se você for picado por um inseto diferente, que não conhece, procure guardar o inseto e busque um médico rapidamente. Siga a mesma recomendação se tiver uma picada que perdure por alguns dias sem melhora, você pode ter sido picado por um inseto mais venenoso, como uma aranha, sem que percebesse.


Para outros artigos consulte o índice na coluna á direita ou escreva para fernandobezerra.dermato@uol.com.br

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Elimine os pêlos de seu corpo
O site da Cristiana Arcangeli vem publicando uma série denominada operação verão, que fala sobre os procedimentos e tratamentos mais procurados para as pessoas que estão se preparando para o verão.
Com bate á celulite, gordura localizada, estrias, são alguns dos assuntos abordados, no dia 13 de novembro dei uma entrevista para que eles montassem o painel que fala sobre depilação, as diversas técnicas e os prós e contras de cada uma.
A matéria ficou bem interessante e esclarecedora, assim como toda a série

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

24 de dezembro de 2007*

Toda semana recebo por email diversas perguntas, algumas são dúvidas sobre tratamentos, outras são perguntas sobre doenças de pele, e algumas são até duvidas sobre conceitos de beleza e sobre auto-estima. Mas esta semana recebi uma pergunta muito interessante; resumidamente a pessoa me perguntava o seguinte:
"Dr. Fernando, o Natal e o Ano Novo se aproximam, é um momento que vamos encontrar muitas pessoas, vamos a muitas festas, almoços de final de ano, o que eu poderia fazer para melhorar o aspecto de minha pele, especialmente do rosto? Quero aproveitar um pouco do 13o. para cuidar disto!"
No começo até pensei que a preocupação da pessoa fosse exagerada, mas pensando bem, ela tem razão. Este é um momento em que vamos encontrar muita gente, mesmo porque o verão, e o horário de verão, também estão ai e as pessoas realmente saem mais, encontram mais gente.
Então, ao invés de responder "o que dá para fazer até o natal" só para a pessoa que me perguntou, resolvi refletir sobre isto, lembre-se que faltam 45 dias até o natal, então temos que pensar em procedimentos que não deixem marcas e que sejam efetivos até a data.
Claro que todos estas indicações vão depender de uma avaliação de seu médico dermatologista de confiança, só um exame clínico pode dizer o que é melhor para seu tipo de pele e também o que vai de encontro ao que você deseja, mas vejamos algumas alternativas:
- Peeling de cristal: com duas sessões sua pele rejuvenesce pois há uma profunda renovação celular, e a recuperação do peeling é muito rápida, todo mundo que faz sempre se surpreende com o aspecto luminoso que a pele adquire.
- Toxina Botulínica: realmente é uma excelente época para a aplicação de Toxina, uma vez que seus efeitos começam a ser potencializados em 10 dias, quando chegar no natal os pontos que você quis ressaltar (erguendo sombrancelhas e diminuindo rugas de expressão por exemplo) vão estar no seu auge.
- Preenchimentos cutâneos: o efeito do preenchimento labial e do preenchimento de sulcos e rugas é quase imediato. Se você optar pelo Sculptra, que eu recomendo em muitos casos, ele demora alguns dias para adquirir sua configuração final, sem nenhum aspecto artificial.
- Laser ACCENT: para estimular o colágeno e queimar as células de gordura, com duas sessões você já vê os primeiros resultados.
- MANTHUS: o poder do ultrassom do Manthus está na eliminação das células adiposas através do aquecimento do subcutaneo, tambpen eliminando medidas com rapidez. Com duas sessões semanais voc~e vai se surpreender com resultados antes do natal.
- Bioestimulação: com duas sessões semanais de bioestimulação, com a utilização do MultiWaves, sua pele será tonificada e haverá o estímulo do colágeno, adquirindo um viço e elasticidade únicos.
-Limpeza de pele: também podemos pedir ajuda á nossa esteticista, a Maria de Lourdes Colucci, e fazer uma boa limpeza de pele e lifting facial, que também podem ajudar muito.E o melhor é que com este tempo que ainda temos, ainda dá para a pessoa realizar o procedimento e ainda retornar para eventuais retoques.
Mas, como eu disse, é importante que você procure um dermatologista de sua confiança, só ele poderá indicar as soluções que harmonizem com seu rosto e ajuda-la a estar com um aspecto mais jovem no final de ano.
E o que é mais interessante é que quem me mandou esta pergunta foi um homem! Por isto, você pode dar esta sugestão ao seu marido ou namorado!
Na coluna da direita você encontra o índice de assuntos abordados no site, que talvez sejam de seu interesse.*
*este texto foi originalmente publicado em novembro de 2006, republicado com ampliações

domingo, 11 de novembro de 2007

Manchas de Gravidez

Por que é difícil eliminar as manchas de gravidez? pergunta da leitora Márcia Pereira, por e-mail
O dermatologista Fernando Bezerra (SP) responde: “As manchas (melasmas) são uma defesa do organismo à exposição solar e seu aparecimento está relacionado a fatores genéticos, hormonais e ao uso de anticoncepcional. Durante a gestação, só é possível aplicar clareadores à base de vitaminas C e E. O importante é proteger-se com produtos FPS 30 e chapéu. Se as manchas persistirem após o parto, peeling e laser ajudam a reduzir o problema. Consulte um dermatologista e mantenha a calma. Saiba que as reações do nosso organismo, em especial da pele, estão relacionadas ao emocional”.

* a resposta a leitora saiu na coluna SOLUÇÕES DE BELEZA da Revista UMA de Novembro

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

RADESP homenageia Prof. Sampaio

A abertura oficial da RADESP, ontem á noite, prestou uma justa homenagem ao Prof. Dr. Sebastião de Almeida Prado Sampaio, ou , como todos conhecem, porque ele é inclusive "sinônimo" de livro, Professor Sampaio.
Foi mostrado um vídeo com um pouco da história do Professor, mostrando como ele foi a pedra fundamental do desenvolvimento da dermatologia no Brasil e de sua paixão pela dermatologia. Seus mais de 60 anos dedicados á medicina e 30 ao ensino, o fizeram conquistar uma legião de discipulos e admiradores, que prestaram emocionados depoimentos, mostrando não só a determinação e rigor que ele exigia dos alunos e orientados, mas principalmente sua visão estratégica e sua perseverança em organizar a primeira caderia de dermatologia do país, o primeiro serviço de dermatologia em hospital no país e a fundação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, entre as primeiras coisas que são creditadas a ele.
Patrono de inúmeras turmas e inspirador de dezenas de carreiras brilhantes. Não sou da geração que teve aulas com o Professor Sampaio, mas fui aluno de seus alunos, e também aprendi a admirá-lo, inclusive a me divertir com suas estórias.
Só para exemplificar, uma delas conta que ele não admitia que seus alunos fumassem e um deles conta que apagou o cigarro no próprio bolso ao se assustar com a chegada inesperada do Professor Sampaio.
Fica então minha homenagem também ao Professor Sampaio e meu agradecimento, como Dermatologista, a tudo que ele fez pela nossa especialidade.

(na foto estou ao lado do Prof. Sampaio e da Dra. Silmara Cestari, Presidente da SBD- Regional São Paulo, ao lado do Professor a também dermatologista Pollyanna Simoni)

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A partir desta quinta feira estarei participando da Reunião Anual Dermatológica do Estado de São Paulo - RADESP, organizada pela Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O encontro, que será realizado no Sofitel Jequitimar do Guarujá, será mais uma oportunidade de aperfeiçoamento e de discussão de novas técnicas e novos protocolos de tratamentos. Manter-se atualizado e procurar sempre aprimora as técnicas é fundamental no exercício da medicina, em qualquer área, mas especialmente na dermatologia, que a cada dia traz novos avanços científicos.
Na segunda vou tentar resumir as novidades do encontro. Enquanto isto, veja na coluna da direita o indice de artigos publicados e procure o assunto que mais lhe interessa.
P.S. Em função dos inúmeros feriados e pontes deste mês de novembro que tem até atrapalhado os tratamentos, a clínica funcionará normalmente no próximo dia 16 de novembro.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

NOVO ÍNDICE

Desde que comecei este site/blog já recebi quase 50.000 visitas e 90.000 pageviews, o que me deixa muito feliz e agradecido a todos que me prestigiaram nesta caminhada de pouco mais de 1 ano e meio.
Mas também me deixou com algumas responsablidades, uma delas organizar uma parte dos textos publicados num índice, que pode consultado na coluna da direita.
Espero que este índice seja útil e espero poder continuar recebendo suas dúvidas e sugestões de artigos.
Mais uma vez agradeço a todos. Se quiser me escreva em
fernandobezerra.dermato@uol.com.br

sábado, 3 de novembro de 2007

D LIFE, Estúdio de Pilates
Como todos sabem, anexo á Clínica Fernando Bezerra, contamos com a equipe da D LIFE Estúdio de Pilates.
O Pilates, do qual eu também sou adepto, é um excelente método de condicionamento físico, que pode ser usado como atividade física e também como reabilitação.
O PILATES melhora a postura, aumenta a força e a resistência muscular, aumenta a flexibilidade e ajuda no desenvolvimento da consciência corporal. E não é difícil, é uma aula super tranquila , quase lúdica, e nada extenuante, bom para todas as idades.
A equipe da DLIFE tem um muito bem montado Estúdio de Pilates, que você pode conhecer melhor no novo site que eles acabaram de montar, clique em www.dlifepilates.com e conheça mais sobre esta revolucionária e agradável prática.Ou então ligue para a Clinica nos telefones 5052.6774 e 3562.674 e marque uma sessão de demonstração. Espero que você se entusiasme tanto quanto eu.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Metrópolis fala sobre cremes anti-idade

A Revista Metrópolis, de Alphaville, publicou em sua edição de Novembro, uma interessante matéria sobre os novos cremes que agregam ativos que ajudam a diminuir e desacelerar a ação do tempo, especialmente no rosto.
Eu fui entrevistado para a matéria, juntamente com a Dra. Denise Steiner, também dermatologista.
Na matéria discorremos sobre a importância e a eficácia dos novos ativos, como os peptídeos, no combate aos sinais do tempo, dentre outros tópicos. Quem tiver oportunidade, vale a pena ler : http://www.revistametropolis.com.br/

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Psoriase, você conhece os sintomas?
O dia 29 de outubro foi instituido pela SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia - como o Dia Nacional da Psoríase. Esta campanha tem como objetivo desenvolver ações que visem uma melhoria da qualidade de vida dos doentes, esclarecendo a todos sobre as características da doença, maneiras de identificá-la e tratamentos, reduzindo o preconceito.
O preconceito em relação á psoriase vem principalmente em função do aspecto que a doença se apresenta com mais frequência, na forma de lesões eritematosas (avermelhadas) recobertas por escamas esbranquiçadas, normalmente localizadas nos cotovelos, unhas, joelhos ou couro cabeludo, mas podendo-se espalhar por toda a pele. Por isto a psoríase causa grande impacto na qualidade de vida dos pacientes que, muitas vezes, se sentem rejeitados ou discriminados em seus ambientes sociais e de trabalho. Mesmo não sendo uma doença contagiosa.
As causas da psoríase ainda não estão claras. Já ficou provado que existe uma predisposição hereditária para a doença, mas outros fatores como, como o estresse , traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou como reação a alguns medicamentos. A psoríase é uma doença milenar e afeta quase 3% da população mundial, homens e mulheres, e em casos mais raros pode evoluir para sintomas parecidos com a artrite.
São várias as formas de tratamento, nas formas leves são indicados medicamentos tópicos na forma de pomada, loções, xampus ou géis. Nas formas mais avançadas, além de duas ou três sessões de fototerapia por semana, podem ser indicados medicamentos de uso oral ou injetável, dependendo do caso. É fundamental usar diariamente hidratantes ou substâncias que ajudem a manter a pele com menos escamas, exposição controlada ao sol e controle do stress emocional.
A psoríase é uma doença que pode ser controlada e não é contagiosa.
Se você acha que tem alguns destes sintomas, procure um especialista em pele, um dermatologista, pelo simples exame clínico pode ser feito o diagnóstico, pois como ele não afeta os orgãos internos o diagnóstico é principalmente visual.
Se você já é portador, procure acompanhar a doença de perto, não se isole, contate associações de portadores da doença e mantenha-se informado sobre os avanços dos tratamentos.
Se tiver dúvidas ou sugestões, entre em contato pelo email: fernandobezerra.dermato@uol.com.br

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Radiação o tempo todo!

Todos sabemos que a luz e o calor que provém do sol se devem ao fato que ele é um grande reator nuclear e recebemos a radiação fruto das reações atômicas que nele ocorrem. Radiações benéficas que ajudam no ciclo da vida, mas que, em excesso, podem causar muitos problemas.
Em especial os raios Ultra Violetas, responsáveis pelo envelhecimento da pele e o surgimento de câncer de pele. E não se deixe enganar por um dia nublado ou um dia frio. O sol está lá e a emissão de radiação é constante. O que muita gente não sabe é que a iluminação e o calor proveniente das lâmpadas fluorescentes também é fruto de radiação, produzida pelo "reator" que as luminárias possuem. O mesmo acontece com as lâmpadas eletrônicas. E portanto, também podem acelerar o envelhecimento da pele, o surgimento de manchas, aumentar a flacidez da pele e até mesmo acelerar o aparecimento de câncer de pele.
Dentro de uma lâmpada fluorescente existe vapor de mercúrio à baixa pressão, quando energizado o vapor emite luz ultravioleta. O interior da lâmpada é recoberto com fósforo que absorve a energia ultravioleta e emite luz visível num espectro entre o branco e o azul.
Os olhos humanos não percebem a luz ultravioleta, mas sua pele percebe e reage a ela.

Se você trabalha num ambiente comercial, uma loja ou uma fábrica por exemplo, pode ser que o local ao invés das fosforecentes (a base de Fósforo) utilizem lâmpadas de gás de IODO ou MERCURIO. Nestas a emissão de radiação é maior ainda, o que torna mais premente o uso de protetores solares.
Escrevo isto para mostrar que o uso do protetor solar tem que se incorporar aos seus hábitos diários, como escovar os dentes ou pentear os cabelos. E é importante que seja usado corretamente, do mesmo jeito que você escova os dentes algumas vezes ao dia, o protetor solar também deve ser reaplicado ao longo do dia para garantir sua eficácia.

Como curiosidade: As lampadas chamadas incandescentes, diferente das lâmpadas a base de gases, geram luz atráves do aquecimento de um filamento, que se torna incandescente e libera energia na forma de luz. Estas lâmpadas também emitem radiação, só que num comprimento de onda diferente, menos prejudicial á pele.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Celulite não é só estética

Em função a matéria publicada na Marie Claire, que citei num artigo aqui no blog na semana passada, recebi muitos e-mails com perguntas sobre a celulite, então achei importante escrever algo a respeito.
A celulite, também conhecida,no meio cient[ifico, como lipodistrofia ginóide,caracteriza-se pelas alterações de relevo e ondulações de pele, os famosos "furinhos" que atormentam tanto o universo feminino, pois dão um aspecto estético não aceito pela maioria das mulheres.
Há diversas causas para isso, primeiramente a própria constituição , distribuição do tecido gorduroso na mulher que é diferente do homem ,que a faz mais predisposta. Além disso temos a genética de cada um, o ganho de peso , sedentarismo , alimentação desregrada, e outros fatores que podem contribuir para piorar ainda mais esse quadro.
Devido a essa multifatoriedade, simultânea e dinamica, estamos ainda muito longe de descobrir uma cura definitiva para o problema, os dermatologistas e cientistas tem estudado exaustivamente formas de controlar, amenizar, diminuir a celulite.
O primeiro passo é reconhecê-la , classificá-la em graus de severidade e a partir daí traçar um plano de tratamento, através de exame médico minucioso, exames complementares , seu médico pode oferecer medidas específica para cada caso.
Muitos são tratamentos combinados, com técnicas não invasivas, não dolorosas, que somados as técnicas já consagradas, podem melhorar muito a lipodistrofia.
Trabalhando com a radiofrequência - Manthus por exemplo - que é uma energia sonora que tranformada em calor numa profundidade que atinge especificamente a fibrose, as gordurinhas , melhorando muito o aspecto da celulite, o resultado já se pode notar com poucas aplicações. Além do benefício de melhorar textura de pele, formação de colágeno , dando uma retração de pele e também a celulite associada a flacidez de pele.
Lembre-se que além do aspecto estético da celulite, ela deve ser encarada no aspecto de saúde, pois se trata de um depósito de gordura, dificultando o retorno venoso, fazendo que muitas pessoas se sintam cansadas , com dificuldade até para andar nos graus mais severos.
Uma boa orientação nutricional vai ajudar, e a prática regular de exercícios é regra. E não se preocupe se você não é fã das academias, procure conhecer mais sobre a PLATAFORMA VIBRATÓRIA Power Plate, que é um poderoso aparelho para atuar como uma musculação localizada , atingindo também toda a musculatura , pernas, coxas e bumbum, e também sobre as técnicas de PILATES, por acreditar nestes tratamentos complementares, tanto o Power Plate quanto o Pilates também oferecemos em nossa clínica.
Mas tudo isto vai pedir força de vontade, perseverança e assiduidade nos tratamentos, na dieta, no condicionamento físico, procure um dermatologista de sua confiança e peça orientação.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Veja São Paulo Homenageia Médicos

Provavelmente em função do dia 18 de outubro ser o Dia do Médico, a Revista VEJA SÃO PAULO, publicou uma reportagem intitulada "Os médicos que os médicos indicam" falando dos mais respeitados especialistas da cidade.
Na área de Dermatologia o destaque foi para o Prof. Dr. Evandro Rivitti, titular da Faculdade de Medicina da USP e Responsável pela divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas. A homenagem é mais do que justa pois o Dr. Rivitti é um grande entusiasta da Dermatologia, dedicando-se exclusivamente á área clínica, "enrugando de raiva", como diz a matéria, quando houve falar de Botox, Laser e "choquinho".
Como aconteceu comigo, ele conta que "Na época da residência, eu me apaixonei pela objetividade da dermatologia. Você vê a doença." mostrando seu entusiasmo com o assunto e sua preocupação pois a "Dermatologia é uma especialidade médica que envolve quase 2000 doenças, muitas delas problemas de saúde pública no país".
Parabéns á Vejinha pela matéria!
Se tiver tempo leia a matéria completa em :

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

ONICOPATIAS, doenças das unhas

Uma micose de unha sempre incomoda.
Muitas mulheres vão passar o verão sem usar sandálias, e muitos homens irão de tênis á praia em função deste problema. Estas pessoas contraíram uma ONICOPATIA, uma doença da unha.
Uma micose de unha, ou Onicomicose, é uma infecção causada por microorganismos, fungos, que destroem a queratina, a principal proteína formadora das unhas. As micoses são adquiridas principalmente ao freqüentar locais públicos: piscinas, saunas e vestiários; e também fazendo unhas com manicures que não esterilizam seu material adequadamente.
Mas como suspeitar que contraímos uma onicomicose? A unha começa a ficar amarelada, descolada da pele, pode ficar esverdeada ou até mesmo escurecida e pode encravar e doer com mais facilidade, além de esteticamente assumirem um aspecto desagradável.
Além disto, a presença de outros sintomas, como descamação em mãos e pés e até mesmo áreas ásperas nos braços e pernas, pode ser um sintoma da onicomicose.
Se você contraiu uma micose, e ainda não resolveu este pequeno problema, você está sofrendo sem necessidade!
O tratamento, a ser prescrito por um médico dermatologista, é bastante simples, vai apenas exigir tempo e um pouco de paciência. Além da aplicação de medicamentos tópicos, normalmente esmaltes a base de ciclopirox, pode ser necessária a prescrição de medicamentos imidazólicos ministrados por via oral, pois muitas vezes o tratamento precisa ser feito “de dentro para fora”.
Como em todo tratamento, é fundamental seguir todas as orientações do seu médico com precisão, com uma pouco de paciência, e à medida que o tempo for passando você irá perceber que suas unhas doentes vão ser substituídas por unhas novas e sadias.
Então, tome esta atitude e ande descalço na praia no próximo verão!
Se tiver dúvidas ou sugestões escreva para: fernandobezerra.dermato@uol.com.br
(texto publicado originalmente em março de 2006)

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

INIMIGA NÚMERO 1
A revista Marie Claire de outubro traz uma extensa matéria sobre a Celulite, que a revista considera, e provavelmente muitas leitoras concordam, como o principal "inimigo" da beleza da mulher.
A matéria é bastante completa, explica o que é a celulite, porque ela surge, como evitá-la e como combatê-la depois de instalada, tanto utilizando procedimentos médicos,quato procedimentos em casa, como cremes e outros produtos.
O subtitulo da matéria é "novas armas contra a velha inimiga" mostrando que alguns procedimentos novos tem obtido bons resultados nesta batalha.
Vale a pena ler. E se for para prestar atenção numa só coisa que a matéria enfatiza, e que eu e outros tantos médicos que tentamos ajudar na redução da celulite, BEBA ÁGUA, a falta de hidratação é um dos principais causadores da celulite.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Qual seu risco de desenvolver Câncer de Pele?

O site da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD, desenvolveu um programa de computador, um pequeno teste, que pode ajudar a pessoa a entender a sua possibilidade de desenvolver o cancêr de pele.
O teste é bem didático e simples, pois avalia o tipo de pele da pessoa, a maneira com se bronzeia, idade e outros itens, para numa escala gráfica, estabelecer se a pessoa deve estar mais ou menos atenta ao câncer de pele.
É claro que o teste online não substitui a avaliação de um Dermatologista, mas ele pode servir de orientação e alerta.
Faça o teste acessando:

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

A Dermatologia e o Esporte
Praticantes de Esportes em geral, e não apenas os atletas profissionais, estão mais naturalmente expostos a lesões de pele que a população em geral, devido aos movimentos repetitivos, rotinas rpetitivas dos treinamentos, exposição ao sol, calor, umidade e até mesmo o contato físico com outros esportistas, no caso dos esportes coletivos.
Muitas vezes,meses de condicionamento podem ser perdidos em função de problemas de pele, que impedem que se prossiga o rítmo dos treinamentos, ou até mesmo interferindo no conforto do atleta e em seus resultados.
Além disto a Dermatologia pode ser uma auxiliar fundamental, quando o praticante do esporte busca resultados especialmente na qualidade de vida e aspectos estéticos, lançando mão de protocolos direcionados ao tratamentos da gordura localizada, estrias, celulite e no tônus e aspecto geral da pele.
A Dermatologia do esporte reconhece, trata e previne as alterações cutâneas relacionadas ao esporte:

- Dermatoses (micoses da pele e unhas, impetigo, furunculos, verrugas, herpes)
- Lesões pelo calor (miliária, intertrigo)
- Lesões pelo frio (úlceras e geladuras)
- Dano Solar (querimaduras, fotoenvelhecimeto e cancêr)
- Dermatites de contato (alergias)
- Nódulos cutâneos
- Acne (por uniformes e equipamentos)
- Traumas (bolhas, calos, deformação nas unhas)
- Urticárias (pelo sol, calor, frio, vibração, pressão)
- Ressecamento da pele
- Foliculites

O curioso é notar que algumas alterações de pele são reconhecidas pelos esportes que as derivam: Ombro de Nadador (abrasão do ombro), Mãos de Remador (calosidades), Prurido dos Nadadores, Palmas de Esquiador, Unhas de Corredor, e assim por diante.
Então, se você pratica esportes que estejam de alguma forma lesionando sua pele, ou pratica esportes na busca de resultados estéticos, procure um dermatologista, um especialista em cabelo e pele, ele poderá lhe ajudar a otimizar seus resultados.
Se tiver dúvidas, ou sugestões de artigos, entre em contato: fernandobezerra.dermato@uol.com.br

(baseado em "A dermatologia e o esporte" editado pela SBD)

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Estética Masculina

BARBA, CABELO e BOTOX

A Revista VEJA desta semana publicou uma matéria, esta semana, com o título acima, muito bem humorada aliás (como a ilustração ao lado, também tirada da matéria) que fala sobre a vaidade masculina.

O que a matéria enfatiza é o que já percebi há muito tempo com meus muitos clientes homens, os homens são mais sensíveis á dor, são mais discretos nas ações, querem modificações que não deixem marcas e que, se possíveis, sejam graduais e imperceptíveis. Diferente das mulheres os homens não alardeiam aos quatro ventos quando fizeram uma aplicação de toxina botulinica ou tratamento para diminuir a queda de cabelos.

Os subtitulos da matéria também são bem interessantes: Morra Barba Negra (falando de epilação á laser), Adeus Preocupação (para falar de redução de rugas de expressão), Xis Sem Medo (para falar de clareamento dos dentes) entre outras.

Se tiver interesse leia a matéria na íntegra em http://veja.abril.uol.com.br/031007/p_118.shtml

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Clínica FB apoia PRO AÇÃO CRIANÇA

Entre os dias 24 de setembro e 7 de outubro o Grupo PRO SECURITY - que fornece os serviços de alarmes e monitoramento da Clínica Fernando Bezerra - está organizando uma campanha de arrecadação de brinquedos novos e usados para serem distribuidos ás crianças de diversas entidades no dia 12 de outubro. No ano passado eles arrecadaram quase 1.500 brinquedos!

E nós resolvemos nos engajar na campanha, para que eles arrecadem mais brinquedos ainda! Então, até o dia 5 de outubro você pode trazer os brinquedos que quiser doar e depositar na urna que vamos deixar na recepção, vamos encaminhar estes brinquedos para o Grupo PRO SECURITY, que distribuirá entre as diversas entidades que eles vão ajudar.

Esperamos sua doação!

Se quiser mais informações, ou se quiser colocar uma caixa de arrecadação no seu condomínio ou empresa, entre em contato com a Ana Paula, da PRO SECURITY, no telefone 3746.8972.

Se quiser saber mais sobre a campanha clique em www.proacaocrianca.com.br

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Carboxiterapia

Gás carbônico = Carboxiterapia


A carboxiterapia é um método que consiste na injeção de gás inerte, medicinal , o CO2 que nós respiramos, no subcutâneo.
Essa técnica já era utilizada há décadas para fins medicinais, indicada para o tratamento de arteriopatias, doenças artériais e venosas, e também em psoríase e eczemas crônicos. Há cerca de 20 anos vem sendo utilizada para o combate da celulite, gordura localizada e flacidez, sendo observados cada vez mais resultados, como diminuição de papada e até mesmo flacidez da face, além do tratamento de estrias, amenizando essas inimigas do público feminino.
A técnica consiste na injeção de gás no subcutâneo promovendo um aumento da oxigenação e metabolismo local, melhorando as trocas metabólicas e melhorando celulite e flacidez, promovendo queima e mobilização da gordura. Há também o efeito da irritação do gás no local.
São necessárias de 8 a 12 sessões para ver início de resultados , cada sessão dura em média 30 minutos, Após o procedimento fica vermelho no0 local, pode haver leve desconforto, pode sentir o borbulhar do gás no local, discreto prurido, aumento de temperatura que diminui como tempo 30 minutos depois não tem mais nada.
O procedimento é eficaz, seguro, e pode ser feito no consultório, sendo contra indicado a princípio para gestantes, quando houver infecções no local ou problemas de sangramento. Atualmente vem sendo usada também para o tratamento de bolsas palpebrais, colo e olheiras com resultados bastante bons.
As sessões podem ser feitas duas vezes por semana, e pode ser interessante montar um protocolo que associe a carboxiterapia com drenagens linfática e outros procedimentos corporais, inclusive um programa de condicionamento físico e reeducação alimentar.
Mas é importante que todo este procedimento seja indicado e acompanhado por um médico especialista, somente após um exame clínico é que poderá ser definido o mehor protocolo de tratamento.
Se tiver dúvidas ou sugestões, entre em contato no email fernandobezerra.dermato@uol.com.br