quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Manchas na Gravidez
Recebi a seguinte pergunta de uma leitora do site, e quero dividir a resposta com vocês, veja na coluna da direita deste site a lista dos artigos publicados, talvez você encontre outros assuntos de seu interesse:


“Por que as manchas de gravidez são tão difíceis de eliminar? Não tomo sol, uso protetor 100, mas parece que nada adianta. É como se viesse de dentro pra fora. Quanto mais cuido mais aparece. Estou bastante chateada e morro de vergonha do meu problema. O que tamparia as manchas em caso de maquiagem? "

Paradoxalmente, a gravidez, que deveria ser apenas um momento de extrema felicidade e expectativa, pode ser motivo de aborrecimento para muitas mulheres, em virtude não só das mudanças de rotina que ocorrem, mas principalmente pelas mudanças no corpo.
No caso da pele, as mudanças metabólicas, endócrinas e imunológicas podem levar ao aparecimento de manchas, acne, estrias e mudança na textura da pele, entre os sintomas mais comuns e que atingem, em diversos níveis, cerca de 80% das gestantes, em especial nas mulheres que estão ficando grávidas pela primeira vez.
O curioso é que alguns problemas, como é o caso da acne, podem diminuir drasticamente durante a gravidez, em função das mesmas mudanças. As manchas de pele, tecnicamente chamadas de melasmas, são na realidade uma defesa do organismo á exposição solar, seu aparecimento pode estar relacionados á fatores genéticos, hormonais e também ao uso de anti-concepcionais.
Então, respondendo á pergunta, poderíamos dizer que sim, as manchas “vem de dentro para fora” sendo a exposição á radiação ultra-violeta um dos fatores etiológicos mais significativos para o aparecimento de manchas.
Na gravidez, muitas mulheres que já tem a tendência ao aparecimento de manchas tem este problema agravado, enquanto outras vem este problema surgir pela primeira vez, a boa noticia é que com o nascimento do bebê, os problemas de pele surgidos durante a gravidez tendem a regredir.
Durante a gravidez minha orientação é que não se lance mão de nenhum procedimento que agrida ou irrite a pele, a mulher não deve fazer peelings, nem protocolos de lasers.
Primeiramente, deve utilizar proteção solar, tanto proteção química, com o uso de protetores solares, quanto proteção física, como bonés, roupas com tecidos com proteçao solar ou de manga-longa quando possível. A utilização do protetor solar é mais importante do que você imagina, pois existem estudos que mostram que ocorre uma redução significativa da tonalidade das manchas de pele apenas com a utilização do protetor, porque , como disse, as manchas são uma reação á exposição.
Mas não recomendo a utilização de bloqueadores solares, pois seu organismo também precisa das benesses do sol, inclusive durante a gravidez, converse com seu ginecologista e veja que ele vai lhe dizer isto. Um protetor FPS 30 já é muito bom, lembrando que você deve tomar cuidado em reaplicar ao longo do dia e também evitar expor-se ao sol das 10 ás 15 horas, horário em que os raios ultra-violeta são mais fortes.
Durante a gravidez, sempre com orientação de um dermatologista, você pode lançar mão de cremes clareadores, os chamados dermo-cosméticos, á base de vitamina C e vitamina E, com substâncias anti-oxidantes, que vão ajudar a iniciar o processo de clareamento das manchas.
Com relação á maquiagem, existem inúmeros produtos, bases, disponíveis em diversas tonalidades de pele e com fatores de proteção solar, que podem ser utilizados, algumas delas com fixação que perdura por 12 ou até 16 horas.
Após a gestação, caso o problema persista, ai sim você pode lançar mão de um arsenal de possibilidades que a Dermatologia e a ciência colocam á disposição. Podem ser feitos protocolos á base de peelings clareadores de forma seriada, pode-se também incluir nestes protocolos o uso do laser entre outras alternativas.
Sei que tudo isto aborrece e constrange a mulher que apresenta o problema de manchas de pele, mas o melhor conselho que posso lhe dar é que neste momento você deve cuidar de seu bebê, adiando o uso de procedimentos agressivos e irritantes, pois como seu metabolismo está todo dirigido com a vida que você esta gestando, podem ocorrer reações adversas.
Mesmo estando envergonhada com estas questões, sem vontade de sair de casa, devo lhe pedir que se mantenha tranqüila, calma. pois é importante lembrar que muitas reações de nosso organismo, em especial de nossa pele, estão relacionadas á fatores emocionais.
O ideal é procurar desde já o acompanhamento de um Dermatologista de sua confiança, que tenha experiência nas questões estéticas, pois ele poderá lhe orientar e acompanhar a evolução do tratamento cuidando para que as manchas atuais não aumentem.