sexta-feira, 9 de novembro de 2007

RADESP homenageia Prof. Sampaio

A abertura oficial da RADESP, ontem á noite, prestou uma justa homenagem ao Prof. Dr. Sebastião de Almeida Prado Sampaio, ou , como todos conhecem, porque ele é inclusive "sinônimo" de livro, Professor Sampaio.
Foi mostrado um vídeo com um pouco da história do Professor, mostrando como ele foi a pedra fundamental do desenvolvimento da dermatologia no Brasil e de sua paixão pela dermatologia. Seus mais de 60 anos dedicados á medicina e 30 ao ensino, o fizeram conquistar uma legião de discipulos e admiradores, que prestaram emocionados depoimentos, mostrando não só a determinação e rigor que ele exigia dos alunos e orientados, mas principalmente sua visão estratégica e sua perseverança em organizar a primeira caderia de dermatologia do país, o primeiro serviço de dermatologia em hospital no país e a fundação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, entre as primeiras coisas que são creditadas a ele.
Patrono de inúmeras turmas e inspirador de dezenas de carreiras brilhantes. Não sou da geração que teve aulas com o Professor Sampaio, mas fui aluno de seus alunos, e também aprendi a admirá-lo, inclusive a me divertir com suas estórias.
Só para exemplificar, uma delas conta que ele não admitia que seus alunos fumassem e um deles conta que apagou o cigarro no próprio bolso ao se assustar com a chegada inesperada do Professor Sampaio.
Fica então minha homenagem também ao Professor Sampaio e meu agradecimento, como Dermatologista, a tudo que ele fez pela nossa especialidade.

(na foto estou ao lado do Prof. Sampaio e da Dra. Silmara Cestari, Presidente da SBD- Regional São Paulo, ao lado do Professor a também dermatologista Pollyanna Simoni)