quinta-feira, 15 de maio de 2008

Sulcos, Rugas e Cicatrizes

Hoje em dia, as pessoas que mostram marcas de expressão e do tempo no rosto, tais como as rugas e sulcos, podem se beneficiar da técnica chamada de PREENCHIMENTO CUTÂNEO.
O preenchimento melhora o aspecto das áreas tratadas pois são injetadas substâncias sob a pele, elevando-a e diminuindo sua profundidade, um procedimento totalmente seguro, realizado por dermatologistas no próprio consultório, sem necessidade de anestesia.
Na realidade, além do conhecimento técnico, é importante que o Dermatologista tenha uma sensibilidade quase artística, pois se trata de esculpir os sulco de forma a que se tornem naturais e harmônicos.
A correção dos sulcos ao redor dos lábios ou aqueles ao lado do nariz, que se acentuam quando sorrimos são os mais beneficiados. Particularmente tenho visto excelentes resultados nas rugas finas ao redor dos lábios e olhos, e até mesmo no aumento dos lábios. As cicatrizes, inclusive cicatrizes de acne, podem ser também uma boa indicação para o preenchimento.
As principais substâncias utilizadas para o preenchimento são o acido hialurônico e o metacrilato.
O ácido hialurônico é um componente natural da derme, a segunda camada da pele, e seus nomes comerciais mais conhecidos são o Restylane e o Perlane. Sendo uma susbstancia natural, mesmo produzida em laboratório, é reabsorvido e é necessária sua reaplicação num período de 6 meses a 1 ano.Já o metacrilato é um preenchedor definitivo, pois não é reabsorvido pelo organismo, podendo ser aplicado em maior quantidade para corrigir sulcos mais profundos e até mesmo para alteração do contorno corporal. Muitas vezes se o paciente tem dúvidas quanto aos resultados, pode-se fazer o preenchimento com ácido hialurônico, num primeiro momento, e depois substituir por metacrilato depois de algum tempo para um resultado deifinitivo.
O preenchimento cutâneo é sem dúvida um grande aliado na atenuação das marcas do tempo e na conquista de auto estima que a cosmiatria colocou ao alcance de todos!